Recentemente a NAV Portugal partilhou nas suas redes sociais os trabalhos de remodelação no Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa e na Torre do Porto para permitir a instalação do sistema TopSky ATC
As primeiras obras a terem início foram as do Porto, integradas na intervenção para as melhorias de operação do aeroporto Francisco Sá Carneiro (LPPR) para o aumento da capacidade por hora, a NAV Portugal procedeu também a alterações na Torre do Porto para permitir a instalação do sistema TopSky ATC e, no futuro, TopSky TWR, bem como para responder ao aumento da capacidade declarada.
Durante os trabalhos, o serviço de controlo de tráfego aéreo foi realizado a partir da sub-TWR, espaço onde foi replicado o ambiente da Torre, permitindo a manutenção da operação rigorosamente nas mesmas condições de segurança.
Hoje a NAV Portugal fez um novo ponto de situação às obras de renovação da Torre do Porto️. A empreitada procede a bom ritmo, tendo recentemente sido substituído um vidro danificado, removidas as antigas bancadas e colocadas as novas estruturas onde será instalado o sistema TopSky ATC e, no futuro, o TopSky TWR.
Esta remodelação promovida pela NAV Portugal, que inclui também melhorias de alguns sistemas de Comunicação, Navegação e Vigilância e de ATM, está integrada nas obras de melhoria da operação do aeroporto Francisco Sá Carneiro, para aumentar a capacidade por hora do aeroporto, e representou um esforço financeiro apreciável.