Últimas Notícias:

Korean Airlines vai adquirir a Asiana Air, criando a décima maior companhia aérea do mundo

A Korean Air Lines Co., a maior companhia aérea da Coreia do Sul, anunciou hoje, 16 de novembro, que vai adquirir a Asiana Airlines Inc. num negócio avaliado em 1,8 trilhão de won (cerca de 1,6 bilhões de dólares) que criaria a décima maior companhia aérea do mundo em frota.

A Korean Air planeia levantar 2,5 trilhões de won por meio de ofertas de direitos no início do próximo ano. Do seu valor em caixa, a ompanhia indica que vai gastar 1,5 trilhão de won para comprar novas acções a serem vendidas pela Asiana e 300 bilhões de won em bónus perpétuos da Asiana, disse a companhia em comunicado.

“A empresa tomou a decisão de ajudar a indústria aérea do país a continuar a crescer (em meio de incertezas) e minimizar a injecção de fundos públicos (na Asiana)”, disse o presidente da companhia aérea coreana Cho Won-tae em comunicado. O presidente disse que a empresa colocará a segurança no emprego dos actuais funcionários das duas companhias aéreas antes de qualquer coisa no processo de aquisição. O banco estatal Korea Development Bank (KDB), principal credor da Asiana Airlines, vai injetar 800 bilhões de won na Hanjin KAL, empresa controladora da Korean Air Lines, através de uma oferta de direitos e títulos convertíveis. A Hanjin KAL  participará da venda de ações da Korean Air no valor de 2,5 trilhões de won.

A Korean Air, actualmente a 18ª maior companhia do mundo, vai tornar-se a maior acionista da Asiana com uma participação de 63,9 por cento se a aquisição for concluída.

O regulador do país vai analisar o acordo sobre a questão do monopólio. Se tudo correr bem, espera-se que o negócio seja concluído no ano que vem.