A Alitalia deverá voltar aos céus no próximo ano com uma nova identidade, isto porque o governo italiano já emitiu um decreto que estabelece a criação de uma nova companhia aérea para substituir a companhia.
A “nova” Alitalia será a ITA – Italia Trasporto Aereo, que deverá começar a operar na próxima primavera, contando com um capital social de 20 milhões de euros.
De acordo as informações, a nova companhia vai iniciar as suas operações com uma frota de 90 aviões e cerca de 6.500 funcionários, esperando-se agora que a direção da companhia aérea, que foi nomeada pelo governo italiano na semana passada, apresente um plano empresarial dentro de 30 dias.
A direção da ITA vai ser composta por nove membros, mas, por enquanto, apenas são conhecidos os nomes de Fabio Lazzerini, que transita da Alitalia, e Francesco Caio, que conta com uma larga experiência na banca e telecomunicações, e que estarão já a trabalhar no plano de negócios da ITA, que deverá realizar uma maior aposta na integração com o transporte ferroviários e nas rotas mais rentáveis dos EUA.
Este plano de negócios deverá ainda ser aprovado no parlamento italiano e pela Comissão Europeia, que terá depois 30 dias para se pronunciar sobre o documento. Caso o plano seja aprovado, o passo seguinte será a transferência dos bens da Alitalia, que se encontra em processo de insolvência, para a nova companhia.