A KLM anunciou hoje, em comunicado, que devido à pandemia da Covid-19, o programa de inverno 2020-21 da companhia vai ser bastante mais restrito face a período homólogo. O calendário da rede europeia para novembro ronda atualmente os 55% da capacidade oferecida em 2019.
Em Portugal, a KLM apresenta em outubro até 3 voos diários na rota Lisboa – Amesterdão-Schiphol e até 2 voos diários na ligação Porto – Amesterdão-Schiphol. O program de inverno da sua congénere francesa, Air France, será divulgada oportunamente – sendo que o grupo Air France-KLM vai manter a sua presença esta época em três aeroportos nacionais (Lisboa, Porto e Faro). Sublinha-se ainda que o programa agora anunciado está sujeito à evolução da situação sanitária.
A KLM estava a alargar gradual e responsavelmente a sua rede europeia e intercontinental, depois da crise do coronavírus ter provocado severas restrições em destinos e frequências. O objetivo principal da KLM é oferecer aos clientes a mais ampla variedade de destinos, pelo que consideraremos o aumento no número de frequências ou a expansão da capacidade ao introduzirmos aviões maiores.
Em agosto, a KLM propôs quase 100% de sua rede europeia em termos de destinos, com uma capacidade de aproximadamente 60% face aos níveis pré-coronavírus. A partir de 25 de outubro de 2020, a KLM começa a operar voos diários para a cidade polaca de Poznam.
Na rede intercontinental, a KLM serviu 80% dos seus destinos com 60% da capacidade. Atualmente, um terço desses voos intercontinentais transportam apenas carga. Isso significa que a capacidade em lugares é muito reduzida. A KLM voltará a transportar passageiros nesses voos assim que os regulamentos locais de viagens o permitirem.
No início de setembro, a KLM retomou o serviço para a cidade chinesa de Hangzhou com 2 voos semanais, voando via Seul-Incheon na Coreia do Sul. A KLM vai ainda operar um serviço para o Cairo com 2 voos por semana. Ríade será igualmente adicionado à rede KLM enquanto novo destino (planeado originalmente para 26 de setembro, está agora reagendado para 7 de dezembro). A 29 de outubro, a KLM inicia também um voo circular para trazer Edmonton de volta à rede canadiana. O voo com destino a Calgary fará escala em Edmonton, regressando posteriormente a Amesterdão.
Isenção de slots
A companhia salienta que é uma boa notícia que a Comissão Europeia tenha anunciado a extensão do chamado “slot waiver” a todo o calendário de inverno. Isso vai permitir à KLM responder de forma mais adequada às condições de um mercado em rápida mudança em resultado do COVID-19, mesmo no inverno. Além do impacto financeiro, seria também indesejável do ponto de vista da sustentabilidade operar voos menos lotados.