
A KLM celebrou esta quarta-feira, 2 de abril, os seus 85 anos de operação em Portugal. Fundada a 7 de outubro de 1919, a companhia aérea neerlandesa é a mais antiga do mundo a operar sob o mesmo nome.
A companhia refere que este Verão, vai oferecer uma rede de voos para 161 destinos em todos os continentes, incluindo para Amesterdão-Schiphol de Lisboa (iniciada em 1940) e do Porto (desde 2017).
“É com orgulho que celebramos os 85 anos de presença continuada em Portugal e que inclui, por exemplo, o nosso papel muito ativo na inauguração do aeroporto de Lisboa (Portela) em 1942, com a realização do voo inaugural de um dos primeiros DC-3 da KLM. A aproximação entre os mercados neerlandês e português não tem parado de crescer desde então. Atualmente, a companhia propõe diversos voos diários de Lisboa e do Porto para Amesterdão e, juntamente com a sua parceira Air France, oferece uma rede de voos e conectividade para mais de 320 destinos em todo o mundo através dos respetivos hubs em Paris-CDG e Amesterdão-Schiphol”, afirmou Laurent Perrier, Diretor-geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha.

1940: DC-2 aterra no Aeródromo de Sintra
A KLM voa para Portugal desde 2 de Abril de 1940, quando foi inaugurada a rota Amesterdão–Porto–Lisboa–Amesterdão, um marco relevante nas relações comerciais e culturais entre os dois países num período particularmente difícil na Europa. Este primeiro voo foi efetuado num DC-2, o percursor do célebre Dakota da Douglas, e durou 8 horas entre Amesterdão e Espinho, onde fez escala antes de aterrar na Granja do Marquês (Aeródromo de Sintra).

1942: DC-3 da KLM inaugura aeroporto da Portela
Foi igualmente um DC-3 da KLM o primeiro avião a abrir o tráfego no Aeroporto da Portela, em Lisboa, a 15 de Outubro de 1942 – quando a frota da KLM operava a rota Bristol-Lisboa-Bristol, a única ligação aérea com Inglaterra na época. Nesse dia, a KLM convidou o ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, o embaixador britânico Balfour, o coronel piloto-aviador Alfredo Sintra, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Rodrigues de Carvalho, o representante da British Imperial Airways, Alexandre Pinto Basto, e os redatores do “Diário de Notícias” e do “Diário Popular” para um voo de demonstração.
Ao longo da sua história de mais de 105 anos, o espírito empreendedor e a procura de inovação da KLM desempenharam um papel pioneiro na indústria da aviação. Nomeadamente, a KLM selecionou o voo KL1713 entre o Porto e Amesterdão-Schiphol, operado a 7 de maio de 2022, para representar a companhia na edição inaugural do ‘Aviation Challenge’. Este desafio foi iniciado pela SkyTeam e desafia as companhias aéreas a conduzirem as suas operações da forma mais eficiente e com o menor impacto ambiental possível.
Oferta em Portugal
A oferta da KLM em Portugal vai crescer 23% este Verão de 2025 face a período homólogo. Este incremento acontece tanto na ligação entre o Porto e Amesterdão-Schiphol, que vai passar a incluir até 4 voos diários (em ambos os sentidos), como entre Lisboa e o hub da companhia nos Países Baixos. Sublinha-se ainda a introdução do novo A321neo nas rotas portuguesas da companhia neerlandesa, um avião de última geração que permite uma redução de 15% nas emissões de CO2 por passageiro-quilómetro e de 50% no ruído.
Esta oferta é complementada pela da sua parceira Air France, que mantém os serviços de Lisboa e do Porto para o hub em Paris-Charles de Gaulle (CDG) e, à semelhança do verão passado, retoma o serviço Faro – Paris-CDG a 7 de junho próximo.

