Chegou esta sexta-feira, 1 de novembro, à Base Aérea de Natal o Embraer KC-390 da Esquadra 506 “Rinocerontes”, da Força Aérea Portuguesa para participar no Exercício Multinacional Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024.
A aeronave envolvida neste exercício é o segundo KC-390 recebido por Portugal, com o número de cauda 26902.
O Exercício Multinacional Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024, que vai decorrer entre o dia 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. Organizado pelo Comando de Preparo (COMPREP), a CRUZEX visa fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras e parceiros internacionais, aprimorando táticas conjuntas e capacidades operacionais em ambientes de guerra simulada.
Reconhecido como o exercício militar mais expressivo da América Latina, a 8ª edição reunirá 16 países, mais de 3 mil militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras. Para as atividades aéreas, participam esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal. Já para a execução das tarefas espaciais e cibernéticas, atuarão Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Além desses, a África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviarão militares observadores, enriquecendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cooperação internacional.