A Hi Fly anunciou que concluiu um extenso teste de voo da sua mais recente adição, o Airbus A330-200, registado como 9H-MFS.
A aeronave com cerca de 19 anos e número de série 700 foi entregue inicialmente à TAM em outubro de 2005.
A companhia refere que antes de a aeronave poder ingressar oficialmente na frota da Hi Fly, ela passou por rigorosos testes de voo funcionais, um procedimento que a empresa está totalmente equipada e experiente para realizar internamente.
O Voo de Verificação Funcional decorreu no Aeroporto de Beja, no sul de Portugal, liderado pelo Comandante Carlos Mirpuri, Vice-Presidente do Grupo Hi Fly. A ele juntaram-se os Comandantes Peter Holemans e João Domingues, com o Engenheiro Pedro Gomes atuando como Engenheiro de Testes de Voo.
O voo de verificação de manutenção do A330-200 durou três horas, durante as quais a tripulação especializada realizou uma avaliação minuciosa. Eles levaram o Airbus de fuselagem larga ao seu limite, testando rigorosamente vários sistemas, incluindo a pressurização – até à altitude em que as máscaras dos passageiros são colocadas – como parte de mais de 50 pontos de controlo.
Entre as avaliações críticas estava o sistema hidráulico de emergência, com a Ram Air Turbine (RAT) implantada para avaliar a sua eficiência.
Antes desta missão, foi realizado um conjunto completo de verificações em solo, garantindo a confiança da tripulação na prontidão da aeronave para o voo. “Uma preparação meticulosa do voo é essencial para um voo de teste bem-sucedido”, comentou Carlos Mirpuri.
Depois de completar metodicamente todas as verificações exigidas, o Comandante Mirpuri expressou sua satisfação: “A aeronave está em ótimas condições e pronta para se juntar à nossa frota. Demos ao 9H-MFS um atestado de saúde limpo.”