O Grupo Emirates anunciou o seu melhor desempenho financeiro semestral de sempre, registando um lucro líquido de 10,4 mil milhões de Dirhams (2,8 mil milhões de dólares) nos primeiros seis meses de 2024-2025, superando o seu recorde de lucro líquido alcançado no mesmo período do ano passado.
Este é o primeiro ano fiscal em que o imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas dos EAU, introduzido em 2023, é aplicado ao Grupo Emirates. Após a contabilização dos 9% de imposto, o lucro líquido do Grupo é de 9,3 mil milhões de Dirhams (2,5 mil milhões de dólares).
Demonstrando a sua forte rentabilidade operacional, o Grupo registou um EBITDA significativo de 20,4 mil milhões de Dirhams (5,6 mil milhões de dólares), ligeiramente abaixo dos 20,6 mil milhões de Dirhams (5,6 mil milhões de dólares) do ano passado.
As receitas do Grupo ascenderam a 70,8 mil milhões de Dirhams (19,3 mil milhões de dólares) nos primeiros seis meses de 2024-2025, representando um aumento de 5% em comparação com os 67,3 mil milhões de Dirhams (18,3 mil milhões de dólares) do ano passado. Este crescimento deve-se a uma procura consistentemente forte em todas as divisões de negócio e regiões.
O Grupo encerrou o primeiro semestre de 2024-2025 com uma sólida posição de tesouraria de 43,7 mil milhões de Dirhams (11,9 mil milhões de dólares) a 30 de setembro de 2024, comparativamente aos 47,1 mil milhões de Dirhams (12,8 mil milhões de dólares) registados a 31 de março de 2024. O Grupo tem sido capaz de recorrer às suas próprias reservas de tesouraria para apoiar as necessidades do negócio, incluindo pagamentos de encomendas de novos aviões de carga e amortização de dívidas. Além disso, o Grupo distribuiu 2 mil milhões de Dirhams em dividendos ao seu acionista, conforme declarado no final do exercício financeiro de 2023-2024.
Sua Alteza (HH) Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Diretor Executivo da Emirates Airline e do Grupo, afirma: “O Grupo superou o seu desempenho recorde do ano passado, apresentando resultados extraordinários para o primeiro semestre de 2024-2025. Isto ilustra, uma vez mais, a força do nosso modelo de negócios, que funciona em sintonia com a trajetória de crescimento do Dubai como cidade de eleição para viver, trabalhar, visitar, conectar-se e fazer negócios”.
“A forte rentabilidade do Grupo permite-nos realizar os investimentos necessários para o nosso sucesso contínuo. Estamos a investir milhares de milhões de dólares para introduzir novos produtos e serviços no mercado para os nossos clientes; para implementar tecnologias avançadas e outros projetos de inovação que impulsionem o crescimento; e para valorizar os nossos colaboradores, que trabalham arduamente todos os dias para garantir a segurança e a satisfação dos nossos clientes”, continua o Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum.
“Esperamos que a procura se mantenha forte durante o resto de 2024-2025 e prevemos aumentar a nossa capacidade para aumentar as receitas à medida que novos aviões se juntam à frota da Emirates e novas instalações entram em operação na dnata. As perspetivas são positivas, mas não tencionamos descansar sobre os louros. Vamos manter-nos ágeis na utilização da nossa capacidade e dos nossos recursos num mercado dinâmico”, completa o Presidente e Diretor Executivo da Emirates Airline e do Grupo.
Para apoiar o aumento das operações e atividades comerciais, a base de funcionários do Grupo Emirates cresceu 3% em comparação com 31 de março de 2024, totalizando 114.610 colaboradores a 30 de setembro de 2024. Tanto a Emirates como a dnata têm campanhas de recrutamento em curso para apoiar as suas necessidades futuras.
Emirates Airline
A Emirates continuou a melhorar a sua rede e a aumentar as opções de conetividade através do seu hub no Dubai. Durante o primeiro semestre de 2024-2025, a Emirates aumentou os voos regulares para oito cidades: Amesterdão, Cebu, Clark, Luanda, Lyon, Madrid, Manila e Singapura.
Em maio, a Emirates reiniciou os serviços diários para Phnom Penh, no Camboja, via Singapura. Em junho, lançou serviços diários para Bogotá via Miami, expandindo a presença da companhia aérea na América do Sul, com a Colômbia como novo destino. Em setembro, a Emirates inaugurou uma nova rota para Madagáscar através das Seychelles, levando a sua rede de passageiros e carga a 148 aeroportos em 80 países até 30 de setembro.
Expandindo as opções de conectividade para os passageiros, durante os primeiros seis meses de 2024-2025, a Emirates celebrou novos acordos com sete parceiros de codeshare, interline e intermodal: AirPeace, Avianca, BLADE, ITA Airways, Icelandair, SNCF Railway e Viva Aerobus.
Entre 1 de abril e 30 de setembro, oito aviões (três A380s e cinco Boeing 777s) com interiores totalmente renovados saíram do programa de modernização de 4 mil milhões de dólares da companhia aérea. Este programa permitiu à Emirates acelerar a implementação dos seus mais recentes produtos de cabine, incluindo o novo Boeing 777 de quatro classes, que apresenta uma nova disposição 1-2-1 de assentos deitados com mini-bar pessoal na Classe Executiva e a popular Premium Economy.
O primeiro 777 adaptado da Emirates foi enviado para Genebra em agosto, seguido de Tóquio Haneda e Bruxelas. Para os próximos seis meses, à medida que mais aviões forem reequipados, a Emirates preparou mais 10 rotas para os seus 777 renovados: Riade, Zurique, Kuwait, Damman, Chicago, Boston, Dallas Fort Worth, Seattle, Newark-Atenas e Miami-Bogotá.
Até ao final do ano, as mais recentes experiências a bordo do A380 e do Boeing 777 da Emirates, incluindo a Premium Economy, estarão disponíveis para os passageiros em mais de 30 rotas.
Em terra, foram investidos 44 milhões de Dirhams na abertura de novos Lounges Emirates para passageiros premium nos aeroportos de Londres Stansted e Jeddah, e na remodelação das instalações existentes em Paris Charles de Gaulle. Este investimento faz parte de um programa multimilionário em curso para melhorar a sua rede de Emirates Lounges próprios. Em julho, a Emirates abriu uma nova loja de viagens conceptual em Hong Kong, a primeira fora dos EAU, e planeia lançar mais lojas experimentais na sua rede como parte da sua estratégia de retalho.
A Emirates continuou a progredir nas suas iniciativas ambientais, aumentando o combustível de aviação sustentável (SAF) sempre que disponível e viável. Durante os primeiros seis meses de 2024-2025, a Emirates elevou o SAF pela primeira vez em Singapura e em Londres Heathrow.
A Emirates juntou-se à Iniciativa de Aviação para as Energias Renováveis (aireg) na Alemanha e inscreveu-se como parceiro industrial do Aviation Impact Accelerator (AIA) na Universidade de Cambridge, contribuindo para a investigação e desenvolvimento de soluções para a redução de emissões. A parceria AIA também marcou o primeiro desembolso da Emirates do seu fundo de 200 milhões dólares, especificamente reservado para apoiar a investigação e desenvolvimento (I&D) de soluções sustentáveis para a aviação.
No primeiro semestre de 2024-2025, a Emirates impulsionou os investimentos na visibilidade da sua marca global, assinando um novo acordo de patrocínio significativo para se tornar a Parceira Aérea Oficial do The Championships – Wimbledon. A Emirates também alargou as suas parcerias de longa data com o International Cricket Council (ICC) por mais 8 anos e com o Sport Lisboa e Benfica por mais 5 anos.
A capacidade global durante os primeiros seis meses do ano aumentou 5%, para 29,9 mil milhões de ATKMs, devido à expansão das operações de voo. A capacidade, medida em ASKMs, aumentou 4%, enquanto o tráfego de passageiros transportados, medido em RPKMs, cresceu 2%, com um Passenger Seat Factor médio de 80,0%, em comparação com 81,5% no mesmo período do ano passado. A Emirates transportou 26,9 milhões de passageiros entre 1 de abril e 30 de setembro de 2024, um aumento de 3% em relação ao ano passado.
A Emirates SkyCargo transportou 1.198.000 toneladas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 16% em comparação com o período homólogo, com contribuições significativas provenientes do forte tráfego de comércio eletrónico chinês e do aumento nos envios com destino para o Dubai.
A Emirates SkyCargo conseguiu satisfazer a procura com a capacidade acrescida de um novo Boeing 777 entregue e dois Boeing 747Fs adicionais alugados com tripulação. Durante os primeiros seis meses de 2024-2025, a Emirates fez encomendas de 10 cargueiros Boeing 777 adicionais para apoiar o seu crescimento.
A forte procura dos passageiros pelos produtos especializados da Emirates SkyCargo, juntamente com a excelente rede de operações de carga, tanto de cargueiro como de porão, resultaram num aumento de 11% no rendimento da carga.
O lucro líquido da Emirates para o primeiro semestre de 2024-25 atingiu um novo recorde de 9,7 mil milhões de Dirhams (2,6 mil milhões de dólares), em comparação com 9,5 mil milhões de Dirhams (2,6 mil milhões de dólares) no mesmo período do ano passado. O lucro líquido da Emirates foi de 8,7 mil milhões de Dirhams (2,4 mil milhões de dólares).
A receita da Emirates, incluindo outros rendimentos operacionais, foi de 62,2 mil milhões de Dirhams (16,9 mil milhões de dólares), um aumento de 5% em comparação com 59,5 mil milhões de Dirhams (16,2 mil milhões de dólares) no mesmo período do ano passado. O novo recorde de receitas da companhia aérea pode ser atribuído à forte e consistente procura por viagens e carga aérea em todos os mercados, bem como à sua capacidade de oferecer serviços e valores excecionais aos passageiros.
Os custos operacionais diretos da Emirates (incluindo combustível) cresceram 6%, em linha com o aumento das operações. O combustível continua a ser o maior componente do custo operacional da companhia aérea, representando 32%, em comparação com 34% no mesmo período do ano passado.
Impulsionado pela procura dos passageiros e pelo aumento das operações durante os primeiros seis meses, o EBITDA da Emirates atingiu 19,1 mil milhões de Dirhams (5,2 mil milhões de dólares), mantendo-se muito forte, embora ligeiramente abaixo dos 19,5 mil milhões de Dirhams (5,3 mil milhões de dólares) registados no mesmo período do ano passado.
Dnata
A dnata registou um forte crescimento nos primeiros seis meses de 2024-25, continuando a expandir as operações nos seus negócios de carga, assistência em escala, restauração e retalho, bem como nos serviços de viagens.
No primeiro semestre de 2024-25, as divisões de serviços aeroportuários, catering e retalho da dnata conquistaram vários novos contratos significativos e expandiram a sua base de clientes existentes nas operações internacionais. Este crescimento reflete a capacidade da dnata em responder aos diversos requisitos dos seus clientes de companhias aéreas, mantendo elevados padrões de segurança e oferecendo produtos e serviços de alta qualidade de forma consistente.
A dnata continuou a fazer investimentos estratégicos no seu negócio para atender às necessidades dos clientes e aproveitar as oportunidades do mercado. Entre os destaques do primeiro semestre de 2024-25, realçam-se: a expansão da sua presença nos EUA com o lançamento de operações de assistência em terra no Aeroporto Internacional de Raleigh-Durham; a assinatura de acordos significativos para novos equipamentos de apoio em terra (GSE), com um valor estimado superior a 210 milhões de dólares ao longo da sua vida útil; e o aumento planeado de 50% na capacidade de manuseio de carga em Zurique, na Suíça, com a adição de capacidade extra de armazenamento.
A dnata avançou significativamente na sua agenda ambiental, com investimentos destinados a reduzir as emissões. A companhia iniciou a transição de toda a sua frota de veículos não elétricos e, além disso, está a expandir a sua frota de GSEs elétricos nas operações no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade.
A receita da dnata, incluindo outros rendimentos operacionais, alcançou 10,4 mil milhões de Dirhams (2,8 mil milhões de dólares), o que representa um aumento de 11% em comparação com os 9,3 mil milhões de Dirhams (2,5 mil milhões de dólares) gerados no mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido global da dnata para o primeiro semestre de 2024-25 foi de 720 milhões de Dirhams (196 milhões de dólares), apresentando uma diminuição de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa redução foi principalmente atribuída a um encargo de imparidade não recorrente no valor de 152 milhões de Dirhams. O lucro bruto da dnata foi de 571 milhões de Dirhams (156 milhões de dólares).
O EBITDA da dnata para o primeiro semestre de 2024-25 foi de 1,3 mil milhões de Dirhams (354 milhões de dólares), um aumento de 16% em comparação com os 1,1 mil milhões de Dirhams (305 milhões de dólares) registados no mesmo período do ano passado, ilustrando a sua forte lucratividade operacional.
As operações aeroportuárias da dnata continuaram a ser o maior contribuinte para as receitas, alcançando 4,8 mil milhões de Dirhams (1,3 mil milhões de dólares), um aumento de 15% em comparação com o período homólogo. Este crescimento foi impulsionado pelo aumento das operações das companhias aéreas clientes, especialmente na Austrália, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. Em todas as suas operações, o número de voos assistidos pela dnata aumentou 2%, totalizando 391.365, e a companhia registou 1,5 milhões de toneladas de carga manuseada, um aumento de 18% devido à forte procura pelos serviços de carga aérea em todo o mundo.
As operações de catering de voo e de retalho da dnata contribuíram com 3,7 mil milhões de Dirhams (mil milhões de dólares) para as suas receitas, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Este crescimento foi impulsionado pelos aumentos na produção de catering na Austrália e no Reino Unido, atendendo à crescente procura dos clientes, assim como pelo fortalecimento do produto de retalho como parte da estratégia da divisão. Além disso, houve um impacto positivo de contratos revistos para refletir o aumento dos custos de fornecimento. Embora o número total de refeições tenha diminuído 5%, passando de 66,3 milhões de refeições no ano passado para 62,7 milhões de refeições, a empresa conseguiu manter o crescimento em termos de receita.
A divisão de viagens da dnata contribuiu com 1,8 mil milhões de Dirhams (483 milhões de dólares) para as receitas, registando um aumento de 23% em comparação com os 1,4 mil milhões de Dirhams (391 milhões de dólares) no mesmo período do ano passado. Este crescimento foi impulsionado pelas fortes contribuições das suas operações, incluindo Imagine Cruising, Destination Asia e Middle East Corporate Travel. A divisão também reportou um valor total de vendas transacionais (TTV) subjacente de 4,5 mil milhões de Dirhams (1,2 mil milhões de dólares), em comparação com 4,1 mil milhões de Dirhams (1,1 mil milhões de dólares) no mesmo período do ano anterior.