Últimas Notícias:
×

Embraer E190 terá sido abatido?


 

A manhã deste dia de Natal começou trágica com a queda de um Embraer E190 da Azerbaijan Airlines, que estava a realizar o voo J2-8243 entre Baku e tinha como destino a Grozny.

Durante o voo a tripulação enfrentou vários problemas e solicitou uma aterragem de emergência. A aeronave caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão

Neste momento circulam várias informações que só com os resultados da investigação oficial poderemos ficar a saber.

“Segundo fontes militares Russas o voo J28243 com 4K-AZ65, um Embraer ERJ-190AR da Azerbaijan Airlines foi abatido por engano por um sistema Pantsir SAM das Forças Aeroespaciais Russas. Os ucranianos estavam a atacara Grozny exatamente na mesma direção e hora em que esta aeronave chegou à cidade. A tripulação de uma bateria Pantsir SAM confundiu-o com um drone suicida Ukrainian Aeroprakt A-22 e disparou um míssil contra esta aeronave.”

Após a descolagem de Baku com destino a Grozny, na Chechénia, os pilotos receberam a informação de que o aeroporto de destino não poderia receber o voo devido às condições meteorológicas e que teriam que encontrar um aeroporto alternante. A decisão foi por seguir até Aktau.

Segundo a agência Russa TASS, às 11h00 da manhã (hora local), a tripulação do Embraer E190 relatou uma emergência crítica durante a aproximação, tendo sido acionado o código de emergência 7700 no transponder.

Trinta minutos após a declaração de emergência confirmou-se a terrível notícia da queda da aeronave a 3 quilómetros da pista de aterragem, segundo anunciou Kairat Zhanaspayev, uma autoridade do Departamento de Situações de Emergência da região de Mangistau.

Uma vez que já tinha sido solicitada uma aterragem de emergência os meios de socorro estavam em prontidão e o auxilio foi rápido.

Dos 67 ocupantes, a informação atual é de que 28 estão a receber cuidados médicos nos hospitais da região, estando alguns em estado crítico.

Circula, também, um filme de um passageiro a bordo onde é possível ver que na primeira parte da filmagem algumas máscaras de oxigénio ativadas e parte do painel lateral de revestimento desprendido. Já na segunda parte do vídeo, com o avião já em solo após a queda, é possível ver o cenário caótico.