No passado dia 17 de agosto, um Boeing 777-300ER da SWISS solicitou uma aterragem de emergência médica no Aeroporto Internacional de Astana.
Toda a situação poderia ter ficado por aqui, mas devido a esta aterragem surgiu um novo problema.
O Boeing 777-300ER, matrícula HB-JNI, que estava a realizar o voo LX161 entre o Aeroporto Internacional de Narita (NRT) em Tóquio e o Aeroporto de Zurique (ZRH), com 319 passageiros, ficou preso com a roda do trem de aterragem dianteiro atolado durante a curva na pista.
A aeronave teve que ser rebocada para a pista e passou por uma verificação de danos. O passageiro com a emergência médica foi entregue à equipe médica no local. Não houve relatos de feridos entre os passageiros.
“Após uma aterragem bem-sucedido às 16h, o avião deslizou na zona relvada durante uma curva na pista de táxi devido a um erro da tripulação. Um alarme foi disparado às 16h03 para realizar operações de resgate.” Disse um porta-voz do aeroporto. O aeroporto de Astana permaneceu fechado para todos os voos por duas horas após o incidente.
Para ajudar na situação, a Austrian Airlines enviou um Boeing 777-200ER com a matrícula OE-LPC para o Aeroporto Internacional de Astana. A aeronave levou os passageiros da SWISS para o Aeroporto Internacional de Viena (VIE) no voo OS1301.