O Grupo International Airlines – IAG que controla a Aer Lingus, British Airways, Iberia, Vueling e LEVEL, pretende adquirir modelos da família 737 MAX.
A Boeing e o IAG assinaram uma Carta de Intenção para a aquisição de 200 modelos 737 MAX, estando o acordo, com preços de tabela, avaliado em mais de US$ 24 bilhões.
Segundo o IAG, será utilizada uma combinação do 737 MAX 8 e 737 MAX 10. A versão MAX 8 será configurada para 178 passageiros em duas classes, já o MAX 10 poderá acomodar até 230 passageiros.
Os modelos encomendados deverão integrar as frotas da Vueling e da LEVEL.
Com este acordo, o IAG mostra uma total confiança no programa 737 MAX e dos produtos da Boeing. Este é o primeiro negócio envolvendo o 737 MAX após a suspensão das operações comerciais com o modelo.
“Estamos muito satisfeitos em assinar esta carta de intenções com a Boeing e estamos certos de que estas aeronaves serão um excelente complemento para a frota de curta distância da IAG”, avançou Willie Walsh, executivo-chefe do IAG.
“Temos toda a confiança na Boeing e esperamos que a aeronave regresse com sucesso ao serviço nos próximos meses, depois de receber aprovação dos reguladores”, finalizou Walsh.
AIRBUS A321XLR
O IAG também fechou a encomenda de 14 modelos A321XLR: oito unidades terão como destino frota da Iberia e os restantes seis estão destinados à frota da irlandensa Aer Lingus.
O A321XLR vai permitir à Aer Lingus lançar novas rotas além da costa leste dos EUA e do Canadá. Para a Iberia, o A321XLR vai permitir operar novos destinos transatlânticos e aumentar as frequências nos principais mercados.