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Delta Air Lines vai adicionar o Boeing 737-10 MAX à sua frota

 

A Delta Air Lines vai adicionar o avião Boeing 737 MAX de última geração à sua frota, à medida que a companhia aérea continua a atualizá-la para elevar a experiência do cliente a bordo e melhorar a eficiência de combustível.

A Delta está a encomendar o maior modelo da família MAX, o 737-10, que começa a ser entregue em 2025. Este será equipado com os motores LEAP-1B de próxima geração fabricados pela CFM International, empresa detida em conjunto pela GE e a Safran Aircraft Motores. A aeronave será entre 20% a 30% mais eficiente em combustível do que os aparelhos da Delta que vai substituir, tornando o acordo um passo importante na jornada da Delta rumo a um futuro sustentável para a aviação.

O Boeing 737-10 vai ser uma adição importante à frota da Delta à medida que construímos um futuro mais sustentável para as viagens aéreas, com uma experiência de cliente elevada, maior eficiência de combustível e o melhor desempenho da categoria”, afirmou Ed Bastian, presidente-executivo (CEO) da Delta. “Estes novos aviões oferecem uma economia operacional superior e flexibilidade de rede, e o acordo reflete a nossa abordagem prudente na aplicação do nosso capital”.

Mais importante, acrescentou Bastian: “Esta aeronave vai ser pilotada, servida e mantida pelos melhores profissionais do setor, e é seu trabalho árduo e a nossa dedicação aos clientes que nos torna diferentes”.

Estamos orgulhosos por a Delta estar a renovar a sua frota de corredor único com o 737 MAX, a família de aviões da Boeing mais eficiente em termos de combustível”, asseverou Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Construído na nossa fábrica do estado de Washington com o apoio de importantes fornecedores nos EUA, o 737-10 vai proporcionar à Delta melhores resultados e economias, para poder transportar mais passageiros nas suas rotas de curto e médio curso.

O anúncio foi feito no Farnborough International Airshow 2022, no Reino Unido, e incluiu uma cerimónia de assinatura com os executivos das Delta, Boeing e CFM.

O 737-10 está alinhado com os 4 pilares da estratégia de longo prazo para a frota da Delta:

  • Dimensão: Sendo um avião maior do que os que substitui, o 737-10 oferece benefícios económicos superiores, à medida que a Delta continua a aumentar a bitola média da sua frota de fuselagem estreita.
  • Simplificação: Espera-se que o 737-10 partilhe uma categoria de treino comum a toda a frota de 737 da Delta.
  • Escala: A encomenda vai aumentar a dimensão da família 737 da Delta para mais de 300 aeronaves até ao final da década.
  • Sustentabilidade: Com os seus motores LEAP de última geração, o 737-10 vai estar entre os aviões mais económicos da frota da Delta, juntamente com o A321neo.

A encomenda está dentro da orientação Capex 2022-24 da Delta apresentada no Capital Markets Day em dezembro de 2021.

Quase um terço dos 182 assentos do aparelho serão assentos premium, com 20 clientes na First Class, 33 na Delta Comfort+ e 129 na Main Cabin. Os clientes vão poder experimentar o Boeing Sky Interior, realçado por paredes laterais modernas e janelas esculpidas, com entretenimento a bordo e tomadas de energia em todos os assentos; Wi-Fi via satélite de alta velocidade em todo o aparelho; e conteúdo de vídeo on-demand disponível através do Delta Studio. A cabine também vai contar com iluminação LED, que aumenta a sensação de espaço, e grandes compartimentos superiores giratórios para a bagagem.

Com uma velocidade máxima de Mach 0,79 e alcance de 3.300 milhas náuticas, o 737-10 apresenta uma ampla flexibilidade para servir mercados nos EUA dentro da rede líder do setor da Delta. O avião vai ser introduzido em alguns dos hubs principais, incluindo Nova Iorque, Boston, Atlanta, Detroit, Minneapolis-St. Paul, Seattle e Los Angeles.

A montagem final do avião ocorrerá nas instalações da Boeing em Renton, Washington, perto do hub internacional da Delta no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma.

A aeronave vai complementar a frota A321neo de alto desempenho da Delta, à medida que a companhia atualiza e renova a sua frota de fuselagem estreita para os próximos anos. Com esta encomenda, a frota de Boeing 737 da Delta vai crescer para mais de 300 aviões no total e representar a segunda maior família de frotas da Delta, atrás do Airbus A320.

O 737-10 está atualmente a aguardar a certificação final da Administração Federal de Aviação (FAA, da sigla em inglês), prevista para 2023. Em caso de atraso, o acordo prevê proteção adequada, inclusive permitindo que a Delta mude para outro modelo da família MAX, se necessário.