Últimas Notícias:

Conheça o programa E-Fan X da Airbus


O E-Fan X é o programa em desenvolvimento da Airbus para a electrificação de aeronaves.

É objectivo da Airbus dar um salto gigantesco no sentido de alcançar um voo de emissão zero nos próximos 20 anos.

Espera-se que este ambicioso protótipo de aeronave híbrido-eléctrico alcance uma economia significativa de combustível quando realizar o seu primeiro voo em 2021.

O E-Fan X será um protótipo de aeronave híbrido-eléctrico complexo. Na aeronave de teste, um dos quatro motores a jato será substituído por um motor eléctrico de 2MW, equivalente aproximadamente ao de 10 carros de tamanho médio.

A unidade de propulsão eléctrica é alimentada por um sistema de geração de energia e bateria. Quando é necessária maior potência – na descolagem, por exemplo – o gerador e a bateria fornecem energia juntos.

Para que a indústria da aviação atinja a sua meta de redução de 75% do CO2 em novas aeronaves até 2050, é necessário acelerar as futuras tecnologias em mobilidade eléctrica. O E-Fan X deve alcançar uma economia significativa de combustível. O objetivo da Airbus  é amadurecer a tecnologia, desempenho, segurança e confiabilidade, acelerando assim o progresso na tecnologia híbrida-eléctrica.

A Airbus pretende também estabelecer os requisitos para certificação futura de aeronaves comerciais movidas a electricidade.