Últimas Notícias:

Bombardeiros B-2 nas Lajes

Apesar de já circularem várias fotografias nas redes sociais, a Força Aérea dos EUA confirmou na sua conta oficial a presença dos bombardeiros B-2 na base da Lajes, na Ilha Terceira, nos Açores.

A presença destas aeronaves visa o apoio às próximas missões da frota de bombardeiros.

Foto: Clélio Garcia

Na publicação é referida que estas missões demonstram o compromisso dos EUA com a defesa colectiva da NATO e são uma demonstração visível da capacidade dos EUA de dissuasão.

O artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte requer que os Estados-membros auxiliem qualquer membro que esteja sujeito a um ataque armado, compromisso que foi convocado pela primeira e única vez após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, quando tropas foram mobilizadas para o Afeganistão sob a Força Internacional de Assistência para Segurança (ISAF), liderada pela OTAN | NATO.

A organização tem operado uma série de funções adicionais desde então, incluindo o envio de instrutores ao Iraque, auxílio em operações contra pirataria e a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia de acordo com a resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU em 2011.