Últimas Notícias:

“Primeiro” voo do TAP Cargo

 

Descolou hoje pela “primeira” vez o A330-200 da TAP Air Cargo. Na verdade e o primeiro voo de carga que a aeronave CS-TOP está a realizar já com os stickers da TAP CARGO.

As fotos da descolagem deste voo podem ser encontradas em vários Grupos de Spotting pela perspectiva do spotter Luís Miguel Rodrigues.

O voo TP9175 está neste momento em rota para Nova Iorque para transporte de carga.

A companhia apresentou ontem, 11 de dezembro, o vídeo sobre a conversão desta aeronave para cargo:

A título de curiosidade, de referir que a TAP Air Cargo está a preparar o plano de transporte para a vacina da Covid-19 para Portugal e a reunir todos os meios e parcerias necessários. Governo prevê a chegada da vacina ao país em janeiro de 2021.

Os preparativos da transportadora para responder às necessidades de transporte de vacinas contra a Covid-19 incluem: o desenho do plano de transporte e o diálogo com os parceiros da cadeia logística, para garantir a contratação de contentores de temperatura controlada (pharma) e o acesso a instalações que cumpram os requisitos necessários. A antecipação da operação logística de transporte e armazenamento da vacina é, aliás, uma das principais recomendações feitas a governos e privados pela International Air Transport Association, ou IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que recentemente divulgou os requisitos para manuseio, transporte e distribuição da vacina pela aviação.

As diretrizes da IATA foram fixadas em parceria com diversas organizações de saúde internacionais e alertam para a complexidade da operação, que inclui desafios como garantir espaço suficiente de armazenamento, aprovações regulatórias de transporte, gestão de fronteiras, segurança contra roubos e a movimentação de material ultracongelado. As vacinas que até agora apresentaram os melhores resultados nos testes necessitam de ser mantidas a temperaturas de -20ºC (vacina da farmacêutica Moderna) ou -70ºC (vacinas da Pfizer e da BioNTech).