Últimas Notícias:
×

BelugaST faz escala nas Lajes a caminho Centro Espacial Kennedy durante o transporte de mais um satélite


 

O Airbus BelugaST (A300-600ST) esteve recentemente de passagem pelas Lajes, na Ilha Terceira, nos Açores, em duas ocasiões.

A passagem Beluga ST Nº3, com a matrícula F-GSTC, naquele aeroporto deveu-se a escalas técnicas para reabastecimento. No dia 24 de novembro no voo entre Toulouse e os EUA e no dia 12 de dezembro no voo de regresso.

O momento foi capturado pelo Spotter Roberto Costa.

O Airbus BelugaST  transportou o satélite de telecomunicações Thuraya 4 da Space42, construído pela Airbus, entre Toulouse e o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde será lançado em órbita pelo foguete Falcon 9 da SpaceX, ainda este mês.

O novo satélite geoestacionário Thuraya 4 proporcionará capacidades superiores e aumentará a cobertura em toda a Europa, África, Ásia Central e Médio Oriente, permitindo soluções de mobilidade de próxima geração para os clientes. Em 2020, a Airbus foi selecionada para construir o Thuraya 4 pela Yahsat, agora parte da Space42, a empresa SpaceTech dos Emirados Árabes Unidos, alimentada por IA e com alcance global.

Ali Al Hashemi, CEO da Yahsat Space Services, Space42, disse: “Estamos muito satisfeitos que o satélite Thuraya 4 tenha alcançado o seu destino final antes do lançamento. O Thuraya 4 está no centro dos nossos planos de soluções de mobilidade da próxima geração e demonstra o nosso compromisso em aproveitar a SpaceTech avançada para desbloquear serviços inovadores alimentados por IA para a nossa base global de clientes. O Thuraya 4 expandirá significativamente a nossa oferta de produtos com mais de 15 novos produtos quando se tornar totalmente operacional.”

Alain Fauré, Chefe de Sistemas Espaciais da Airbus Defence and Space disse: “O envio do Thuraya 4 representa um marco importante e reforça a nossa parceria de longa data com a Yahsat Space Services na Space42, com mais de 10 anos. Além de ser totalmente elétrico, o Thuraya 4 também apresenta a mais recente tecnologia de carga útil processada da Airbus para oferecer maior flexibilidade e adaptabilidade aos clientes da Space42 em terra, mar e ar.”

Aproveitando a plataforma Airbus Eurostar Neo totalmente elétrica de última geração, o Thuraya 4 incorporará uma antena de 12 metros operando em banda L e uma carga útil com processamento a bordo. Isto proporcionará flexibilidade de roteamento avançada de até 3.200 canais com alocação dinâmica de energia num grande número de feixes pontuais.

Thuraya 4 é um dos maiores satélites de comunicação MSS produzidos, o que permite mais serviços, velocidades mais altas e maior nível de segurança de desempenho. O Thuraya 4 permitirá que a Space42 cubra um espectro maior e apoie clientes em todos os setores, incluindo defesa, governo e empresas.