A Airbus divulgou recentemente imagens do segundo modelo Beluga XL.
O Airbus Beluga XL (Airbus A330-743L) foi concebido para transport de peças de outros aviões. O novo modelo foi baseado no avião comercial Airbus A330, para ser o sucessor do Airbus Beluga. O XL tem uma extensão no topo da fuselagem como o Beluga.
Os Belugas existentes não serão retirados de serviço com a progressiva entrada dos Belugas XL.
A Airbus irá ter uma frota mista e deverá operar por pelo menos cinco anos, já que o aumento da taxa de produção de aeronaves de corredor único requer uma maior capacidade para transportar mais peças.
A título de curiosidade, a actual frota Beluga voou mais de 9 mil horas em 2018, mas os cinco Belugas estão apenas na “meia-idade”.
A frota Beluga subirá para oito quando os três XL´s forem introduzidos, já que os cinco originais permanecerão em serviço antes de serem retirados de 2021.
A frota Beluga original está a chegar ao seu limite, voando cinco vezes ao dia e seis dias por semana: 10.000 horas em 2018. Um Beluga original leva o triplo do tempo para transportar as peças do A330 em comparação com as partes de um A320, subindo para nove vezes para as peças do A350.