A ANTONOV Company fez um ponto de situação, sobre o futuro do do AN225, indicando que recebeu muitos pedidos de informações sobre o desenvolvimento do programa de reconstrução do Mriya (Sonho), destruído pelas tropas russas durante a ocupação do aeródromo Kyiv-Antonov-2, na cidade de Gostomel.
A empresa indica que a destruição desta aeronave lendária e única pelas forças russas tornou-se num duro golpe não apenas para a ANTONOV Company, mas também para a comunidade mundial. “Portanto, a reconstrução do Mriya é uma tarefa crucial para nós!”
A ANTONOV Company refere que o novo Mriya precisa responder aos padrões de aeronavegabilidade atuais e prospectivos. Além disso, a aeronave deve estar equipada de acordo com a lista de tarefas que irá desempenhar. Isso exigirá uma grande quantidade de projetos e trabalhos de engenharia, seleção e compra de componentes apropriados, programa de testes, etc.
O projeto AN225 será realizado sob ampla cooperação internacional, com a participação de empresas e empreendimentos líderes da indústria global de aviação .
O montante do financiamento e a possibilidade de utilização dos componentes do AN-225, que foi destruído pelas tropas russas, serão determinados por uma comissão especial criada da Ukroboronprom (associação de empresas de vários produtos em vários setores da indústria de defesa da Ucrânia).
As fontes de financiamento também serão determinadas pelo estado. Os recursos já recebidos pelo fundo serão utilizados exclusivamente para a execução do projeto de reconstrução do Mriya. Além disso, com relatórios transparentes para cada hryvnia ou dólar gasto.
A ANTONOV Company sublinha que ainda é muito cedo para falar sobre eles, porque o programa deve ser cuidadosamente elaborado.