
A Airbus Helicopters apresentou os seus conceitos de aeronaves de asas rotativas de próxima geração para responder aos requisitos do estudo NATO Next Generation Rotorcraft Capabilities (NGRC).
A proposta da Airbus à NATO, desenvolvida em colaboração com as empresas da RTX Collins Aerospace e Raytheon, bem como com a MBDA, inclui dois conceitos: um helicóptero convencional de elevado desempenho e um novo conceito composto de alta velocidade, assegurando eficiência operacional e complementaridade de frota para os parceiros militares. A modularidade e a simplicidade são princípios fundamentais da proposta NGRC da Airbus. A filosofia de conceção visa disponibilizar plataformas simples de fabricar, manter e atualizar, garantindo acessibilidade económica a longo prazo, graças à sua abordagem de Arquitetura Modular de Sistema Aberto (MOSA). Ambos os conceitos serão altamente conectados e partilharão elementos comuns ao nível da manutenção, formação, armamento e sistemas.
“Queremos garantir que a Europa esteja em posição de propor uma plataforma que melhor responda às necessidades dos nossos parceiros militares em termos de acessibilidade económica, eficiência operacional e máxima disponibilidade, tanto para o helicóptero convencional como para a aeronave de asas rotativas de alta velocidade. Estes dois conceitos constituem uma base para aprofundar o diálogo com os nossos parceiros militares sobre a sua visão e necessidades para futuras operações militares”, afirmou Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “A Airbus Helicopters está a trabalhar ativamente no futuro da sua gama militar. Por um lado, estamos a preparar a evolução da nossa gama atual com uma política de melhoria contínua. Com os estudos Block 1 e 2, dispomos de um roteiro de evolução a longo prazo para o NH90. A nossa gama de produtos dupla — o H145M, o H160M e o H225M — está a estabelecer novos padrões para helicópteros militares em termos de acessibilidade económica, conectividade e manutenção”, explicou. “Por outro lado, estamos a desenvolver a próxima geração de sistemas de asas rotativas, tirando partido de tecnologias modulares multiplataforma como conectividade, cibersegurança, cooperação entre plataformas tripuladas e não tripuladas, combate colaborativo multidomínio, capacidade de sobrevivência e reparação de danos de combate”, acrescentou.
Em julho de 2024, a NATO Support and Procurement Agency (NSPA) adjudicou um contrato à Airbus Helicopters para liderar um estudo conceptual no âmbito do projeto NGRC, no qual os participantes uniram esforços para trabalhar na conceção, desenvolvimento, entrega e apoio de um helicóptero médio multimissão.
O conceito avançado da Airbus tira partido da vasta experiência da empresa em aeronaves militares de asas rotativas e voo de alta velocidade, em particular a partir dos seus demonstradores de configuração composta, o Eurocopter X3 e o Airbus Racer. Esta configuração não só garante velocidades significativamente superiores às dos projetos convencionais, como também proporciona uma extensão significativa do envelope de voo, oferecendo uma capacidade única para acelerar e desacelerar rapidamente, bem como permitir subidas e descidas rápidas.
Os benefícios das asas adicionais e das hélices foram confirmados através de avaliações de voo realizadas por pilotos militares no Racer, no âmbito do programa europeu Next Generation Rotorcraft Technologies. Este vasto conhecimento proveniente de ensaios em voo, baseado no retorno operacional dos clientes da Airbus, consolida a base para a capacidade de próxima geração proposta.

























