Últimas Notícias:

Airbus entrega o primeiro A330 MRTT à Frota Multinacional de Aviões de Carga Multifuncionais da NATO


 

A Airbus entregou formalmente o primeiro de oito aviões Airbus A330 MRTT encomendado pela Frota Multinacional MRTT (MMF) da NATO, após uma cerimónia realizada nas instalações da Airbus em Espanha.

entrega oficial deste primeiro avião marca um acontecimento decisivo para a entrada em serviço desta unidade multinacional formada pelos Países Baixos, Luxemburgo, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Checa.  A aeronave descolará amanhã em direção à sua Base Operacional Principal localizada em Eindhoven, Países Baixos. A frota do MMF irá também operar a partir da Base Operacional Avançada em Colónia, Alemanha.

O programa MMF é financiado pelas seis nações que terão o direito exclusivo de operar as aeronaves, propriedade da NATO, num acordo de pooling. A aeronave será configurada para reabastecimento em voo, transporte de passageiros e carga, e operações de evacuação médica.

O A330 MRTT combina a tecnologia avançada de avião de carga de nova geração com a experiência operacional acumulada durante mais de 200.000 horas de voo. O A330 MRTT é interoperável com recetores de todo o mundo e tem capacidades multi-role como ficou provado durante as recentes missões MEDEVAC e de transporte estratégico relacionadas com a pandemia da COVID-19