A Airbus colocou um QR code no seu terceiro protótipo do Airbus A321XLR.
O QR code dará acesso a eventos especiais e notícias exclusivas da aeronave tanto nos céus como em terra, indicou a empresa.
#A321xlr #Airbus Industrie F-WWAB now with QR Code pic.twitter.com/omAFSunX6F
— Tobi (@Tobias_Gudat) February 13, 2023
De referir que a Azores Airlines foi a primeira companhia a colocar um QR code nas suas aeronaves.
A colocação deste tipo de ligação tinha um propósito. Cada aeronave poderia ser “personalizada” para o destino que estava a voar ou em caso de voos charter ter informação pretendida pela entidade que contratou a operação.
O QR code deixou de ter sentido após a chegada da segunda aeronave A321neo CS-TSG, quando foi detetado que devido a um erro foi pintado o mesmo QR code na fuselagem.
No caso da Airbus trata-se do A321XLR com a matrícula de testes F-WWAB e número de série 11080.
Até há poucos dias a aeronave apresentava-se assim:
De referir que o primeiro A321XLR (Xtra Long Range) realizou com sucesso o seu primeiro voo de testes no dia 15 de junho de 2022.
A entrada em serviço está prevista para o início de 2024. O A321XLR é o próximo passo evolutivo na família de aeronaves de corredor único A320neo, dando resposta aos requisitos do mercado para maior alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas ao permitir serviços economicamente viáveis em rotas mais longas do que qualquer modelo de aeronave comparável.
O A321XLR oferecerá um alcance sem precedentes de aeronaves de corredor único de até 4.700 nm (8.700 km), com consumo de combustível 30% menor por assento em comparação com as aeronaves da geração anterior, bem como emissões de NOx e ruído reduzidos.