Este domingo, 22 de outubro, um Airbus A321 da JetBlue sofreu um incidente no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, ao que tudo indica devido a um erro na distribuição de carga na aeronave.
O Airbus A321, com matrícula N959JB, tinha acabado de realizar o voo B6662 entre o Aeroporto Internacional Grantley Adams, nos Barbados e o Aeroporto John F. Kennedy e durante o processo de desembarque e descarregamento da carga, a aeronave acabou por se inclinar na placa.
Jetblue Airways Airbus A321 (N959JB, built 2015) tipped onto its tail at New York-JFK Intl AP (KJFK), NY while parked at gate 25 (Terminal 5). Damage needs to be assessed. Previously flight #JBU662 had arrived from Bridgetown, Barbados. https://t.co/EXeVOcz8d0 pic.twitter.com/3TQ7DyYrhe
— JACDEC (@JacdecNew) October 23, 2023
De referir que, os sistemas de monitorização alertam os pilotos e o pessoal de terra quando o centro de gravidade está em risco de se deslocar, sendo dadas indicações aos passageiros para permanecerem sentados até que a carga suficiente seja retirada do porão da aeronave.
O Airbus A321 é o modelo mais longo da família A320 e devido às suas dimensões, a aeronave fica mais suscetível a incidentes como este, caso os cálculos de peso e distribuição não sejam seguidos corretamente.
De acordo com as informações, felizmente não há registo de feridos.