A Air France apresentou recentemente as novas cabines que vão ser instaladas em todos os Embraer 190, operados pela sua subsidiária regional HOP!.
A companhia refere que o primeiro destes aviões renovados descola no outono de 2024 e que continua assim a evoluir e a padronizar a sua gama de produtos e serviços na sua rede de curto e médio curso. Em Portugal, esta aeronave opera regularmente entre o Porto e Paris-CDG.
Assentos novos, mais confortáveis e inovadores
Com estas cabines renovadas, o Embraer 190 estará equipado com 110 novos assentos, dispostos numa configuração 2-2. Cada assento será revestido em couro e equipado com espuma ergonómica, para maior conforto e durabilidade. A poltrona, reclinável até 7,6 cm, oferecerá um assento de 46 cm de largura com um tabuleiro, espaços de armazenamento otimizados, apoios de braços confortáveis e rebatíveis, um porta-casacos e um encosto para a cabeça ajustável em altura e nas abas laterais.
Ao nível dos olhos do passageiro, todos os assentos vão incluir um suporte retrátil com uma superfície antiderrapante, para acomodar o smartphone ou o tablet de forma segura, dispondo ainda de portas USB A e C para carregar os seus dispositivos pessoais, incluindo laptops, e um porta-copos duplo para maior conveniência.
A bordo, os clientes Business vão poder sentar-se nas primeiras filas do avião. Para maior conforto e privacidade, uma cortina móvel isolará esta cabine e, a partir de janeiro de 2025, cada cliente terá um assento livre ao seu lado.
Uma cabine luminosa e elegante
Tal como no Airbus A220, a cabine do Embraer 190 vai apresentar as cores características da Air France: os tons de azul, a forte presença do branco que aporta luz e contraste, os toques de vermelho que personificam a excelência e o savoir-faire da companhia. Cada assento será adornado com umas costuras simétricas e um Martingale bordado em linha cinza, criando um efeito de acolchoamento para maior conforto. O encosto para a cabeça será bordado com o acento da companhia, símbolo da marca Air France, que também adorna as paredes traseiras da cabine, conferindo perspetiva ao todo. O tapete no chão revisita o tradicional padrão ornamental em espinha, que simboliza o emblemático universo de inspiração Haussmanniana dos apartamentos parisienses.
Poltronas mais leves, projetadas e fabricadas em França
Para conceber estas poltronas, a Air France associou-se ao fabricante francês Expliseat, trabalhando com Andrea Mocellin, um designer experiente no segmento de mercado de alto nível.
Fabricada em fibra de carbono e titânio, a estrutura do assento é ultraleve e particularmente robusta. Incorpora elementos reciclados e o mínimo de plástico possível.
Cada novo assento é 30% mais leve do que o modelo atual, ajudando assim a reduzir o peso total da aeronave, a fim de diminuir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Esta iniciativa faz parte da estratégia de redução de emissões de carbono da companhia, em conjunto com alavancas fundamentais como a renovação da frota, o aumento da utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação e o desenvolvimento de práticas de eco-pilotagem.
Desenhados à medida em linha com as especificações da companhia, estes assentos vão ser produzidos em Angers, França. A renovação do Embraer 190 começará então no local de manutenção da HOP! em Clermont-Ferrand depois do verão.