A Air Europa solicitou um registo na Junta Comercial do Estado de São Paulo para o pedido de abertura de uma empresa aérea para operar voos domésticos no Brasil com tripulação e equipa brasileiras.
A informação foi divulgada pelo Ministro da Infraestrutura, através da sua conta de Twitter:
Boa notícia! Grupo Globalia, da AirEuropa, está fundando no Brasil uma nova empresa de aviação, a 1ª após edição da MP que abre cias. brasileiras para capital externo. Outorga será pedida nos próximos dias. Importante para equilibrarmos oferta de voos e reduzir preço da passagem
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) May 18, 2019
No final de dezembro de 2018 o governo Michel Temer publicou a Medida Provisória 863, que alterou o Código Brasileiro de Aeronáutica, permitindo assim às empresas estrangeiras ter até 100% das companhia aéreas nacionais. A Medida Provisória 863, no entanto, precisa ser aprovada pelo Congresso rapidamente para que não perca validade.
A Air Europa não é a primeira companhia aérea a demonstrar interesse em operar voos domésticos no Brasil. Recentemente a chilena Sky e a Norwegian mostraram interesse, mas sem efeitos práticos até ao momento.