
A TAP Air Portugal foi contratada para realizar um voo especial entre Lisboa e a cidade de Assuão, no Epito para transportar o corpo do Príncipe Aga Khan, fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) e líder dos muçulmanos xiitas ismailis, e uma comitiva restrita.
O voo TP9100 foi operado pelo Airbus A330-900 com a matrícula CS-TUH. O voo descolou pelas 16:07 de Lisboa, tendo aterrado pelas 22:40 (hora local) Aeroporto Internacional de Assuão.
O Príncipe Aga Khan morreu esta terça-feira aos 88 anos. O Príncipe foi o fundador e era o presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.
Shah Karim al Hussaini nasceu a 13 de dezembro de 1936. Cresceu e estudou no Quénia e nos Estados Unidos, e tem ligações ao Canadá, Irão e França, e nos últimos anos também a Portugal, com a escolha de Lisboa para sede mundial da comunidade ismaelita.
Os ismailis são uma comunidade muçulmana do ramo xiita. Desde o século XIX que o título de Aga Khan é atribuído ao imam dos ismailis, a quem é atribuída descendência direta do profeta Maomé.
Atualmente, os imams não tem controlo sobre nenhum território específico, mas exercem a sua ação e influência através de diferentes organizações, nomeadamente a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN).
Portugal conta com uma das maiores comunidades Ismailis em território europeu, com cerca de oito a dez mil pessoas.
Há dez anos, o Governo português e o Aga Khan assinaram o acordo para o estabelecimento da sede mundial do Imamat Ismaili em Portugal.
Três anos depois, Aga Khan designou oficialmente o Palácio Henrique de Mendonça, na Rua Marquês da Fronteira, em Lisboa, como a sede global do Imamat Ismaili.

