Um A320-200 da Edelweiss Air, com a matrícula HB-IHY, que estava a realizar o voo WK299 entre Zurique (Suíça) e Faro (Portugal), sofreu um incidente no passado dia 27 de outubro, mas só agora foi divulgado.
Durante a aceleração para a descolagem na pista 32 do aeroporto de Zurique a tripulação teve de rejeitar a decolagem a alta velocidade (cerca de 140 nós sobre o solo, cerca de 260 km/h), devido a um comportamento anómalo da aeronave.
Como é possível ver no vídeo abaixo:
De acordo com as informações dos passageiros, durante a aceleração a aeronave começou repentinamente a balançar para a esquerda e para a direita com itens soltos atirados pela cabine, posteriormente os travões foram acionados e um pneu rebentou enquanto a aeronave desacelerou.
A aeronave desocupou a pista pelos próprios meios, tendo os passageiros desembarcado normalmente para o terminal.
A companhia aérea informou que durante a aceleração a aeronave apresentou um comportamento anormal que levou os pilotos a rejeitarem a descolagem. Durante a desaceleração, um pneu acabou por rebentar.
Neste momento a aeronave está a passar por uma inspeção pelos serviços de manutenção da companhia, por forma a avaliar a origem do comportamento anormal.