De acordo com o site The Aviation Herald, na passada segunda-feira, 17 de agosto, ocorreu um incidente com um A319 da Air France durante a sua operação no Aeroporto de Lisboa.
A aeronave em questão foi o Airbus A319 Air France, com a matrícula F-GRHO, que estava a realizar o voo AF1624 entre o aeroporto Charles de Gaulle, Paris, e o aeroporto de Lisboa.
A aeronave aterrou às 14h32 na pista 21 do aeroporto de destino, desacelerou e saiu da pista para a esquerda cerca de 1600 metros após a cabeceira deslocada da pista, ou cerca de 300 metros antes da saída de alta velocidade denominada HS.
De acordo com uma consulta realizada pelo AvHerald à AIP Portugal – Publicação de Informação Aeronáutica, ainda não indica qualquer taxiway pronta ou em construção nesse ponto. O Suplemento 11/202 apenas informa sobre a construção de uma nova saída rápida no intervalo de datas entre 2 de janeiro de 2020 e o final de agosto de 2020.
De salientar que cerca de 3h15min após a aterragem, o Aeroporto de Lisboa lançou um NOTAM indicando que a nova taxiway de saída rápida da pista 21, localizada a 1600 metros da cabeceira, ainda não está disponível para operação, sendo a primeira saída rápida localizada a 1910 metros.
A2480/20 NOTAMN
Q) LPPC/QMYXX/IV/NBO/A /000/999/3846N00908W005
A) LPPT B) 2008171649 C) 2008312359 EST
E) RWY 21 NEW RAPID EXIT TAXIWAY 1600 METERS FROM THR NOT AVAILABLE
YET. FIRST RAPID EXIT TAXIWAY AVAILABLE IS HS, 1910 METERS FROM THR.
REF AIP SUP 011/2020.
As informações meteorológicas (METAR) indicam boas condições visuais, com visibilidade maior do que 10 quilómetros para o momento:
LPPT 171400Z 26008KT 210V310 9999 FEW028 SCT036 26/17 Q1018=
LPPT 171330Z 23013KT 200V260 9999 SCT022 26/19 Q1017=
O Airbus A319 descolou passados 90 minutos para o voo de regresso, com o numero AF1625.
Para já não são conhecidas quaisquer informações por parte das autoridades portuguesas.