Últimas Notícias:

A força da família SATA! Segundo Dash Q200 convertido em “Combi”

 

Nas últimas duas semanas, a operação aérea da SATA Air Açores readaptou-se às necessidades prementes, face ao período de emergência que se vive no Arquipélago dos Açores.

Para além dos procedimentos adotados que visaram mitigar os riscos de contágio e de propagação do Corona Vírus COVID 19, quer entre colaboradores e entre passageiros, a transportadora procedeu à rápida conversão de um dos seus equipamentos Dash Q200 em versão cargueira combi, por forma a ver aumentada a capacidade de carga destas aeronaves que servem, sem limitações, as nove ilhas do Arquipélago.

Por força desta adaptação, o Dash Q200 passou a oferecer disponibilidade para o embarque de 1608 Kg de carga; um acréscimo de capacidade de cerca de 65 %. A versão combi permitiu manter vinte e nove lugares para passageiros, embora, por força das circunstâncias e da necessidade de salvaguardar o afastamento social dos passageiros, são disponibilizados, apenas, onze lugares de cabine.

Foto: Pedro Marques

E como fazer quando a frota não se adequa ao tamanho do novo desafio?

Pôr mãos à obra e fazer o melhor possível, perante a realidade que se apresenta.

Foi precisamente o que fez, nas últimas semanas, a equipa de Manutenção e Engenharia da SATA Air Açores. São necessários técnicos altamente especializados para efetuar qualquer transformação numa aeronave.  Afinal, não se trata de rebaixar os bancos traseiros da viatura. É bem mais do que isso!

Como conta Nuno Rangel, Diretor de Manutenção e Engenharia da SATA Air Açores o processo de conversão foi efetuado em tempo recorde: “Reforçámos as nossas equipas para que a aeronave intervencionada pudesse operar em menos de 24 horas. Em paralelo, sobrepôs- se a necessidade de completar o processo de manutenção profunda que decorria no segundo Dash Q200, para que ficasse igualmente apto a voar mais cedo do que havíamos planeado. Perante as circunstâncias e com a prontidão de todos, organizámos os turnos das equipas, de modo a assegurar a continuidade dos trabalhos, ao longo de 24 horas”.

Esta semana, a companhia conta reforçar a capacidade de transporte de carga, caso se verifique a necessidade, com a entrada em linha de um segundo Dash Q200 que poderá ser transformado em versão Combi, caso venha a ser identificada esta necessidade.

Na última semana a SATA Air Açores tem assegurado o transporte de bens de primeira necessidade, material hospitalar, material cirúrgico e carga urgente. Tem igualmente assegurado o transporte de casos de força maior, em resposta a solicitações da Direção Regional de Saúde.

A transportadora aérea tem efetuado um voo circular diário, que parte de Ponta Delgada por volta das 06H50 e regressa no final do dia, pelas 20H45.


Tenha uma réplica deste modelo na sua coleção! VER AQUI