
A White Airways iniciou esta terça-feira, 18 de abril, operações para a Marabu, com o seu Airbus A320.
De recordar que a White Airways do Grupo Omni voltou a operar com equipamento Airbus A320, depois de muito tempo sem ter este equipamento na sua frota.
O A320, com a matrícula EI-HJB pode transportar até 180 passageiros em classe única.
A aeronave tem cerca de 18 anos, com o número de série 2430 e está equipada com motores IAE, produzidos pela International Aero Engines AG.
O A320 já operou com as cores da America West Airlines, US Airways, American Airlines e ultimamanerte Air Busan.
A Marabu é uma companhia aérea de lazer da Estónia com sede em Tallinn, com operações baseadas no Aeroporto de Hamburgo e no Aeroporto de Munique, na Alemanha. Os bilhetes da companhia são comercializados através da Condor.
O Spotter HugoGuerra.Planespotter capturou através da sua objetiva a passagem do A320 da White pelo Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
A título de curiosidade, a 13 de dezembro de 2022, a Attestor Capital, proprietária de 51% da companhia aérea de lazer alemã Condor, anunciou a incorporação de uma transportadora registada na Estónia, com operações a serem iniciadas no verão de 2023, utilizando aeronaves Airbus A320neo fretadas à Nordica.
A transportadora é de propriedade integral da CD Ferienflug Hessen Holding GmbH, om sede na Alemanha.[2] O Nordic Aviation Group, empresa controladora da Nordica, já havia divulgado seu papel na criação de um AOC da Estônia para um cliente não identificado, para iniciar as operações na primavera de 2023.
No 15 de abril de 2023, a primeira aeronave de Marabu, o A320 com a matrícula ES-MBU, realizou o primeiro voo comercial, o MBU6508, entre Munique a Palma de Mallorca sob o indicativo MBU6508

