Últimas Notícias:

Voo charter da TAP entre St. Maarten e a cidade do Porto (com vídeo)


 

A TAP Air Portugal operou esta madrugada um voo charter entre St. Maarten e a cidade do Porto, Portugal.

Antes do seu destino final o A330-900 CS-TUF que esteve envolvido nesta operação teve de realizar uma escala para reabastecimento na ilha vizinha de San Juan, devido às limitações de pista de St. Maarten.

Às 11:07 aterrava no Aeroporto Francisco Sá Carneiro o tão desejado voo directo que permite a muitos portugueses passarem as suas férias junto das suas famílias.

Com este voo é possível encurtar para mais de metade, 8 horas, o número de horas necessárias para chegar a Portugal via cidade europeia.

De recordar que esta operação foi realizada no ano passado pela HiFly e muito se falou o porquê de não ser a TAP a realizar.

De barco até St. Maarten

Quase metade da população da ilha francesa de S. Bartolomeu são emigrantes portugueses.

Num curto espaço de 24 quilómetros quadrados vivem cerca de 2750 nortenhos e que, numa ilha sem aeroporto, tem de realizar a viagem de barco até à ilha vizinha de S. Martinho (Saint Maarten), pertencente à Holanda.

Os portugueses passaram a emigrar para as Caraíbas há pouco mais de 20 anos, trabalhando essencialmente nas áreas da construção civil e do turismo. Nos últimos anos, no entanto, começaram a emigrar para a ilha, território pertencente à França, jovens com formação superior em enfermagem e arquitetura. Nas contagens mais recentes, S. Bartolomeu tinha 9279 habitantes, sendo que a maioria são cidadãos franceses.

A título de curiosidade, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana localiza-se na ilha tropical de São Martinho, nas Antilhas Neerlandesas e é o segundo aeroporto com maior movimento nas Caraíbas.

O aeroporto recebeu este nome em homenagem à então princesa herdeira Juliana dos Países Baixos.

É considerada uma das aproximações mais difíceis de todo o mundo, onde os aviões passam por cima da Praia Maho a 10 metros dos banhistas para o procedimento de aterragem. No momento das descolagens feitas pela cabeceira 10, os banhistas são “lançados” para o mar com muita força, especialmente pelos aviões de grande porte (Boeing 747 e Airbus A340).