Últimas Notícias:

Mau tempo condiciona operações aéreas nos Açores


 

O mau tempo está, desde ontem, a condicionar as operações aéreas em algumas ilhas do arquipélago dos Açores, estando sob alerta amarelo devido à precipitação, vento forte e agitação marítima.

Durante esta quinta-feira foram vários os voos que foram cancelados, estando hoje as companhias a tentar repor o maior número de voos possíveis.

Três voos provenientes de Lisboa,  Ryanair, SATA Azores Airlines e TAP tiveram de regressar aos aeroportos de origem devido a falta de condições para aterrar no Aeroporto João Paulo II, em São Miguel.

Por sua vez os voos que seriam realizados à partida daquele aeroporto foram cancelados pelas mesmas companhias.

Também o voo da SATA Air Açores SP636, operado pelo Dash Q400 CS-TRG, que fazia a ligação entre a Ilha Terceira e o Faial teve de divergir para a Ilha de Santa Maria, devido a um problema técnico verificado no trem dianteiro.

A opção recaiu para Santa Maria pelo facto de nas Lajes e em Ponta Delgada, os ventos encontrarem-se bastante fortes e laterais:

As ilhas açorianas estão sob alerta amarelo até às 18h00 desta sexta-feira devido a uma região depressionária centrada no Atlântico Norte, o que levará à ocorrência de precipitação e vento a soprar do quadrante oeste, por vezes forte, com rajadas que poderão atingir os 90 a 95 km/h, em especial nos dias 30 e 31, nos grupos Central e Oriental.

Segundo o IPMA, a partir de sábado “é esperada uma melhoria gradual do estado do tempo em todo o arquipélago, devido à presença de uma região de altas pressões a oeste dos Açores, com o céu a apresentar-se com abertas, embora possam ainda ocorrer alguns aguaceiros”.