Depois do primeiro protótipo do A3211XLR MSN11000 ter surgido completamente pintado, eis que surge o segundo exemplar a caminho das oficinas de pintura da Airbus.
Esta é a segunda das três aeronaves de desenvolvimento planeadas que realizarão o programa de testes de voo e Certificação de Tipo – começando em 2022, para preparar o caminho para a produção em série e entrar em serviço em 2023.
O MSN11058 foi capturado pelo nosso amigo e Spotter Tobias Gudat:
A conclusão estrutural do MSN11058 na Linha de Montagem Final (FAL) em Hamburgo segue a recente montagem e equipamento dos Conjuntos de Componentes Principais (MCAs) e a sua entrega subsequente e introdução dentro do cronograma no FAL em novembro.
Das quatro linhas de montagem da Família A320 em Hamburgo, a que está processando o A321XLR é chamada de “FAL Line 2”, que fica dentro do prédio “Hangar-9”.
Com entregas previstas para começar em 2023, a aeronave deverá ser certificada até o final do ano.
Com as mudanças de design e do novo tanque, o Airbus A321XLR promete ter um alcance de 8.700km, sendo 15% maior que o seu irmão A321LR. O novo avião é muito aguardado por diversas empresas que planejam voar mais longe com uma aeronave mais eficiente, e talvez até alcançar mercados novos.
Há mais de 450 encomendas ativas para o A321XLR atualmente