A SATA Azores Airlines iniciou ontem, 24 de dezembro, os voos comerciais com o seu novo A321LR CS-TSI.
O primeiro voo comercial foi realizado entre Lisboa e as Lajes com o número S4133. No mesmo dia foi realizado o voo S4132 entre as Lajes e Lisboa.
Já hoje a aeronave operou o voo S46845 entre Lisboa e a cidade da Praia, em Cabo Verde.
De referir que a companhia recebeu o seu novo A321LR no dia 30 de outubro.
Nesse dia o CS-TSI realizou o voo S49721 entre Hamburgo e Norwich, onde recebeu as novas cores da companhia.
No dia 6 e novembro chegou a em Lisboa A321LR onde aguardou os procedimentos de certificação por parte das autoridades.
A título de curiosidade, ao contrário dos outros modelos neo a companhia recebeu este modelo totalmente branco, tendo sido posteriormente pintado, como referido acima.
Além deste modelo, os A321neo CS-TSF, CS-TSG e o A321LR CS-TSH vão passar por processos de rectificação de pintura no que respeita ao logotipo da empresa, por forma a uniformizar a marca.
Da frota da companhia apenas irá existir uma aeronave com a imagem antiga o CS-TKK uma vez que deverá sair da companhia dentro de um ano.
Este é o segundo dos três aviões A321LR que a Azores Airlines vai receber em regime de leasing à Air Lease Corporation, e conta com 190 lugares distribuídos por duas classes (16 em executiva e 174 em económica).
De recordar que inicialmente estava previsto a Azores Airlines receber 4 modelos A321LR, saindo da frota os actuais A321neo; CS-TSG e CS-TSF.
O aparelho está equipado com motores CFM LEAP-1A e, segundo o fabricante aeronáutico europeu, oferece “o conforto excecional de um widebody numa cabina e com os custos de operação de um aparelho de corredor único”.
O A321LR é o modelo de longo curso da família A320neo e permite realizar voos até 7.400 quilómetros, o que, segundo a Airbus, permite chegar a mercados “que até então estavam inacessíveis aos aparelhos de corredor único”, sendo também mais eficiente, menos ruidoso e mais amigo do ambiente.