
Foi visto, em Hamburgo, o primeiro Airbus A321XLR para a Qantas. Trata-se do futuro VH-OGA, com o número de série 12323.
A entrega do primeiro modelo está prevista para abril deste ano
De recordar que a Qantas fez uma encomenda de 28 unidades do modelo que visa substituir a frota Boeing 737 nas rotas do Sudeste Asiático e do Pacífico.
the first of 28 A321 XLR ordered by @Qantas has left the paint-shop at Airbus Hamburg today and will be VH-OGA, later named “Great Ocean Road”, Qantas will operate the XLR to destinations in Southeast Asia and the Pacific Islands by replacing the Boeing 737…
delivery of the… pic.twitter.com/vFpGocGetH— Dirk Grothe | Aviation Photography (@digro65) February 15, 2025
Para além dos A321XLR a companhia escolheu os A220, numa avaliação chamada Projeto Winton.
As frotas A220 e A321XLR serão ambas equipadas com motores Pratt & Whitney GTF. Este acordo é um complemento ao pedido existente de 109 aeronaves da Família A320neo, que inclui o A321XLR.
O CEO do Grupo Qantas, Alan Joyce, disse: “Os A320 e A220 irão ser a espinha dorsal da nossa frota doméstica nos próximos 20 anos, ajudando a manter este país em movimento. O seu alcance e economia possibilitarão novas rotas diretas. “A decisão do Conselho de aprovar o que é o maior pedido de aeronaves na aviação australiana é um claro voto de confiança no futuro da Qantas.”

