O primeiro A330neo G-VEWR para a Virgin Atlantic realizou voo de teste.
O primeiro voo AIB01CG, com o registo de teste F-WWCG, teve uma duração de 3h48.
De referir que, a Virgin Atlantic encomendou 14 A330-900 para substituir os seus A330ceos, com opções para expandir ainda mais a sua frota de aeronaves wide-body altamente eficientes.
O spotter Clément Alloing capturou o momento do primeiro voo:
O pedido firme de oito aeronaves e seis contratos adicionais de arrendamento da Air Lease Corporation (ALC) foi assinado no Paris Air Show por Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic e Guillaume Faury, CEO da Airbus.
A incorporação do A330neo na frota da companhia é um compromisso adicional da Virgin Atlantic de continuar a modernizar a sua frota com aeronaves que oferecem os mais altos padrões de eficiência de combustível e redução de ruído, juntamente com o melhor conforto de cabine da categoria.
A Família A330neo é a nova geração do A330, composta por duas versões: o A330-800 e o A330-900, que compartilham 99% de funcionalidades. Baseia-se na comprovada economia, versatilidade e confiabilidade da família A330, reduzindo o consumo de combustível em cerca de 25% por assento em comparação aos concorrentes da geração anterior e aumentando o alcance em até 1.500 nm em comparação à maioria dos A330 em operação.
O A330neo está equipado com os motores Trent 7000 de última geração da Rolls-Royce e apresenta uma nova asa com maior alcance e novos Sharklets inspirados no A350 XWB. A cabine oferece o conforto das novas comodidades do Airspace, incluindo entretenimento a bordo de última geração e sistemas de conectividade Wi-Fi.