A TAP iniciou hoje as operações com mais um “cargueiro”, desta vez com um A321.
O A321 escolhido para receber esta “conversão”, tratou-se do CS-TJE, tendo o inicio das suas operações dependendido das competentes certificações.
Com este modelo, a companhia portuguesa passa a contar com quatro “cargueiros”.
A primeira operação contou com um voo circular Lisboa – Funchal – Ponta Delgada – Lisboa..
O A321 é o maior dos aviões narrowbody, disponibilizando, sem cadeiras na cabina, uma capacidade de carga de 100 m3, ou 22 toneladas de payload.
De acordo com uma entrevista recente do Director da TAP Cargo, o avião tem uma autonomia de cerca de seis horas, o que lhe permite realizar voos para as Ilhas, Norte de África,…. E será esse, precisamente, o seu horário normal, o responsável a destacar “os voos para a Argélia e Marrocos, para onde a TAP não opera”.
De acordo com as informações, a conversão do A321 ceo resultou da procura do mercado e da disponibilidade do modelo, uma vez que a companhia portuguesa mantém uma reduzida actividade nos voos de passageiros. Aliás, em aberto está a “possibilidade de transformar um segundo aparelho. Mas a decisão ainda não está tomada”.
Em julho a aeronave voltará à sua configuração de passageiros para operar os voos da época alta.
No imediato, o novo “cargueiro” junta-se aos outros três que a companhia nacional já tem na sua frota, três Airbus A332, com uma capacidade de nominal de cerca de 200 m3, com os quais a TAP Air Cargo tem mantido intensa actividade, primeiro no transporte de material médico e hospitalar, agora no encaminhamento de vacinas (em particular para o Brasil, as não só) e cada vez mais “ao serviço da economia, beneficiando da escassez de oferta”.
A TAP Air Cargo disponibiliza actualmente uma oferta regular “de entre 30 a 35 voos all cargo por semana”, utilizando os “preighters” e também aviões de passageiros, mas “sem passageiros e com carga apenas no porão”. Brasil, EUA, Venezuela, Colômbia, Angola e Moçambique serão, por esta ordem, os principais mercados, referiu Miguel Paiva Gomes.