Últimas Notícias:

Piloto Jorge Loureiro é proclamado campeão do Open de Espanha de acrobacia aérea avançada


 

O piloto português Jorge Loureiro foi proclamado Campeão do Open de Espanha de Acrobacia Avançada.

O Campeonato e Open de Espanha de Voo Acrobático (CEVA) é organizado pela Real Federação Aeronáutica Espanhola (RFAE) e pelo Clube Acrobático Central, no Aeródromo Beatriz Cantos Matilla (LETC), situado em Valladolid (Espanha).

O Open de Espanha é a mais alta competição de Voo Acrobático do país vizinho, o Campeonato Nacional, aberto a pilotos de outras nacionalidades.

Jorge Loureiro, o único piloto português de acrobacia aérea em competição internacionalcompetiu no Open de Espanha como parte do seu treino para o Campeonato Europeu de Acrobacia Aérea de 2025. Loureiro, um jovem piloto de Linea de 27 anos, que trabalha para uma conhecida companhia aérea europeia, efectuou três voos de competição durante o Open, após os quais, numa luta renhida com o seu concorrente mais próximo, o italiano Riccardo Cresci, foi proclamado Campeão do Open de Espanha Avançado 2024.

Loureiro, que para além de Piloto Comercial é também instrutor de voo acrobático, participa na ACROACADEMY, um programa de bolsas de estudo de voo acrobático na Península Ibérica, promovido pela escola UA Training, da qual Loureiro é um dos principais instrutores. Loureiro, após receber o troféu de vencedor do Open, afirmou: “É um enorme orgulho poder representar Portugal nesta competição, em nome do Aeroclub de Portugal. Como sempre, levo comigo memórias inesquecíveis, valiosas experiências e aprendizagens como piloto e novas amizades. Gostaria de expressar meu profundo agradecimento ao meu treinador e amigo, Cástor Fantoba, sem o qual nada disso seria possível. Ele é um verdadeiro modelo a seguir no desporto. Também agradeço o apoio da Unlimited Aerobatics e da Attitude 96, que têm sido fundamentais na minha jornada.”

O campeonato reuniu os 20 melhores pilotos do panorama ibérico e quatro pilotos internacionais, que competiram nas diferentes especialidades clássicas, abrangendo todas as categorias. Além disso, cinco cavaleiros de destaque disputaram o título na espetacular categoria Freestyle.