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TAP contesta espaço dado à easyJet em Lisboa

 

Várias noticias dão conta que a TAP queixou-se de “práticas que discriminam positivamente” a ‘low cost’ na atribuição de mangas. Mas segundo a ANA Aeroportos as condições são iguais para ambas e a escassez de mangas só se resolve com obras, e luz verde do Governo tarda em chegar.

De acordo com o Expresso sentiu-se desconforto dentro da TAP com a transferência da easyJet do terminal 2 para o 1, o que aconteceu depois de a companhia low cost ter ficado com 18 slots (faixa horária para aterrar e levantar voo) diários que a transportadora aérea portuguesa se viu obrigada a abdicar, como penalização pela aprovação do plano de reestruturação por Bruxelas.

A TAP não se queixou, mas questiona agora o acesso, em zona dedicada, da easyJet as mangas (posições de contacto) – um bem escasso no congestionado aeroporto Humberto Delgado (AHD), e cobiçado por tornar as operações mais eficientes.

A TAP acusa a gestora do aeroporto de Lisboa, a ANA/Vinci, de discriminação na atribuição das 17 mangas existentes naquela infraestrutura em favor da companhia ‘low-cost’ easyJet.

O Administrador da transportadora, Ramiro Sequeira, apela à ANA que crie uma zona dedicada para o hub como há nos grandes aeroportos da Europa, e parece estar a haver atualmente para a easyJet no terminal 1

O administrador defende que se, tal como aparentemente, está a acontecer com a easyJet, transferida para o terminal 1 e passou a ter mangas numa zona dedicada, então a transportadora aérea portuguesa, dentro do que é o respeito pelas regras da concorrência, também quer poder usufruir desse privilégio.

Dois bombeiros morreram em acidente com A320 da LATAM (com vídeos)

 

Esta sexta-feira, 18 de novembro, o Airbus A320neo da LATAM, com a matrícula CC-BHB, estava a operar o voo LA2213 à partida do Aeroporto Internacional Jorge Chávez de Lima, Peru, colidiu com um autotanque dos bombeiros dque atravessava a pista naquele momento.

De acordo com as informações os bombeiros encontravam-se a realizar exercícios de emergência e devido a alguma falha tiveram autorização para atravessar a pista no mesmo momento em que a aeronave estava a descolar.

Infelizmente os dois bombeiros que se encontram no autotanque morreram.

Em relação aos ocupantes da aeronave não há registos de feridos, tendo todos os ocupantes sido evacuados através dos slides de emergência.

 

Vídeos:

A340-300 da Air x Charter transporta Portugal para o Mundial de Futebol (com vídeos)

 

A seleção portuguesa de futebol partiu esta sexta-feira rumo ao Qatar, para, entre domingo e 18 de dezembro, disputar o Mundial2022, no qual ficou integrada no grupo H, com Uruguai, Gana e Coreia do Sul.

A equipa de Portugal seguiu viagem no airbus A340-300, da companhia Air x Charter sediada em Malta, com a matrícula 9H-BIG.

Poderá acompanhar o voo AQUI

De referir que esta aeronave tem uma configuração VIP, podendo transportar até 100 passageiros.

Autoridade norte-americana reduz multa à TAP para cerca de metade

 

A Lusa indicou que o Departamento de Transportes dos EUA (DoT) reduziu a multa à TAP, de um milhão para cerca de 550.000 euros, por atraso nos reembolsos a clientes no valor de 122 milhões, disse hoje fonte oficial da companhia aérea à agência de notícias.

“O facto de a companhia já o ter feito [a totalidade dos reembolsos] , e de boa-fé, incluindo a passageiros que legalmente não teriam direito ao reembolso, levou o DoT a reduzir a multa aplicada a cerca de 550.000 euros”, informou a TAP.

A autoridade norte-americana tinha condenado a TAP ao pagamento de uma multa de um milhão de euros, pelo atraso nos reembolsos a clientes, por cancelamentos relacionados com a pandemia, no valor de 122 milhões, que a companhia aérea tinha já dado conta de ter pago “na sua totalidade”.

“Enquanto o nosso processo de reembolsos, na sua maioria manual, estava à altura da tarefa antes da pandemia, a nossa mão-de-obra reduzida em 90%, combinada com uma avalanche de pedidos de reembolso devido à covid-19, significou que não fomos capazes de lidar atempadamente com os pedidos massivos e sem precedentes, que eram frequentemente complicados com reservas e sistemas de pagamento múltiplos”, explicou fonte oficial da TAP, em resposta escrita à Lusa.

A companhia aérea disse também que contratou pessoal adicional, assim que foi financeiramente capaz de o fazer, e investiu na “implementação de soluções automatizadas para facilitar os reembolsos, que já foram, entretanto, todos pagos e contabilizados”.

“Levamos as regras do DoT muito a sério e estamos totalmente empenhados em cumpri-las. Fizemos esforços de boa-fé para processar reembolsos de clientes tão prontamente quanto possível durante as circunstâncias extraordinariamente desafiantes causadas pela covid-19”, sublinhou a TAP.

Azul assinou um pedido para mais três Airbus A330neo

 

A Airbus anunciou hoje que a Azul assinou um pedido para mais três Airbus A330-900 que permitirá expandir ainda mais sua rede internacional e complementar as suas operações A330 existentes, elevando para oito a frota total de aeronaves A330neo da companhia aérea.

“Estamos muito satisfeitos por ter garantido mais três aeronaves de fuselagem larga da próxima geração da Airbus, o que garante a transformação completa de nossa antiga frota para uma mais nova. Estamos focados em manter nossa frota de fuselagem larga estável enquanto, ao mesmo tempo, usufruímos da economia de combustível dessas aeronaves”, declarou John Rodgerson, CEO da Azul, que continua: “com este pedido, fizemos exatamente isso.”

“Aplaudimos a decisão da Azul, que mostra sua estratégia voltada para o futuro e prova que a economia e o desempenho do A330neo são os mais atraentes. O A330neo é a ferramenta perfeita para apoiar a Azul na expansão de sua frota com o tamanho certo de fuselagem larga moderna, alavancando a mais recente tecnologia e eficiência, contribuindo para a redução de CO²”, disse Christian Scherer, CCO e Head da Airbus International.

O A330neo é um membro da família Widebody, líder da Airbus, que proporciona custos operacionais mais baixos e menor impacto ambiental, combinando tecnologias aprimoradas do A350 com motores Rolls-Royce Trent 7000 altamente eficientes. Apresentado com a cabine do Airspace, o A330neo oferece inigualáveis experiência aos passageiros e eficiência operacional graças a uma área de boas-vindas redesenhada, iluminação ambiente aprimorada, compartimentos suspensos maiores e modernos, e novos projetos de janelas e lavatórios.

A Azul Linhas Aéreas lançou operações em 2008 e desde então cresceu para servir mais de 150 destinos no Brasil, e voa non-stop para os Estados Unidos, Europa e América do Sul.

A Azul recebeu o primeiro A330neo das Américas em 2019 e opera 12 aeronaves da família A330.

Brevemente a companhia vai começar a operar quatro A350-900 para expandir ainda mais sua oferta de rotas e se beneficiar do conceito de uniformização da Airbus.

Na América Latina e no Caribe, a Airbus já vendeu mais de 1.150 aeronaves e tem um backlog de mais de 500, com mais de 700 em operação em toda a região, representando quase 60 por cento da cota de mercado da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus tem assegurado aproximadamente 70 porcento das encomendas líquidas na região.

Novos modelos PPC Snap-Fit

 

Airbus A321 Condor “Sunshine” Product code A321SUNSHINE

 

Airbus A321 Condor “Island” Product code A321ISLAND

 

Airbus A321 Condor “Sea” Product code A321SEA

Airbus A321 Condor “Passion” Product code A321PASSION

Airbus A320 Sundair “Katta Macht Urlaub” D-ANNA Product code 222987

 

 

Emirates recruta Tripulantes de Cabine em Portugal nos dias 21 e 23 de Novembro

 

A Emirates, anunciou que vai voltar a recrutar Tripulantes de Cabine, em Portugal,  para se juntarem à sua equipa internacional.

A companhia vai assim realizar dois Open Days: 21 de Novembro em Lisboa (Ramada Lisbon by Wyndham) e 23 de Novembro em Faro (Eva Senses Hotel).

Os candidatos que pretendam progredir na sua carreira com a Emirates podem submeter uma candidatura online, o curriculum vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente. No entanto, tratando-se de Open Days, os candidatos podem apresentar-se nos dias e locais indicados sem terem submetido a candidatura previamente. Para isso, basta levarem consigo os documentos necessários e garantir que chegam ao local antes da hora de início. Mais informações sobre os requisitos para o processo de seleção aqui.

Sendo a segurança uma das principais prioridades da Emirates, o candidato ideal terá de liderar com confiança e assumir o controlo na gestão dos serviços a bordo, nomeadamente no que se refere aos procedimentos de segurança. Toda a tripulação da Emirates irá receber formação de excelência nas modernas instalações da companhia aérea no Dubai.

A Emirates tem uma equipa de tripulação de cabina verdadeiramente global, representando 160 nacionalidades, o que reflete a multiculturalidade de clientes e operações internacionais em mais de 130 cidades em seis continentes, utilizando uma frota moderna de mais de 200 aviões de longo curso. A companhia aérea é o maior operador global dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

A Emirates oferece aos seus candidatos excelentes oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus colaboradores. Toda a tripulação da Emirates está baseada na cidade cosmopolita do Dubai e usufrui de um pacote salarial  distintivo no mercado que inclui uma variedade de benefícios tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito oferecido pela companhia, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai. A crescente rede global da Emirates oferece muitas oportunidades de viagem através dos seis continentes. A tripulação de cabina da Emirates desfruta de benefícios de viagem para si e para as suas famílias e amigos, para todos os destinos para os quais a companhia aérea voa.

De referir que a Emirates voa para Portugal há 10 anos e oferece atualmente 11 voos semanais a partir de Lisboa.

TAP está a recrutar Assistente de Operações

 

A TAP Portugal abriu recrutamento para Assistente de Operações  que tem como função principal o Planeamento e Gestão Escalas e Tripulações.

O Assistente de Operações desempenha funções no âmbito do regulamento de utilização do Pessoal Navegante, o que exige conhecimentos específicos e tomadas de decisão correntes, definindo os efetivos necessários em tripulantes, de acordo com o plano de exploração, para cada período IATA, e planeando a sua utilização a curto, médio e longo prazo, elaborando as respetivas escalas, controlando a sua aplicação e procedendo às adaptações resultantes de alterações programadas ou de última hora, consequentes da operação”.

CONDIÇÕES DE ACESSO AO CONCURSO

 Requisitos mínimos obrigatórios

  • 12º Ano de Escolaridade ou equivalente oficial (reconhecido pelo Ministério da Educação Português);
  • Bons conhecimentos da língua inglesa (escrita e oral);
  • Conhecimentos de Informática na ótica do utilizador.

 

Requisitos preferenciais

  • Experiência em aviação comercial, nomeadamente em operações de voo e gestão de tripulações;
  • Conhecimentos de sistemas de operações voo;
  • Experiência em contato telefónico com cliente interno/externo;

 

PERFIL DE CANDIDATO

  • Sentido de responsabilidade;
  • Excelente capacidade de comunicação;
  • Elevada resistência ao stress;
  • Controlo da impulsividade;
  • Capacidade de iniciativa e decisão;
  • Capacidade analítica dos problemas, sempre na busca da melhor solução;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de adaptação a novas situações;
  • Assertividade;
  • Autonomia;
  • Capacidade de trabalho em equipa;
  • Capacidade de trabalho em equipa;
  • Disponibilidade para trabalho por turnos.

 

Deverá submeter a sua candidatura até ao dia 5 de dezembro 2022

Saiba mais na Página Oficial da TAP AQUI

Emirates deverá retomar voos para o Porto em 2024

 

David Quito, diretor da Emirates em Portugal, anunciou que a companhia aérea espera retomar os voos entre o Dubai e a cidade do Porto no segundo semestre de 2024:  “O Porto não está esquecido”

A Emirates vai retomar a operação para Lisboa para os níveis de 2019 e pretende retomar os quatro voos por semana para o Porto, que operava em 2019 mas está dependente de vários fatores, incluindo “de outros mercados externos, como por exemplo a reabertura da China”.

David Quito indicou que, depois do reforço de Lisboa para os níveis de 2019, “fica o Porto para se trabalhar durante o próximo ano e a partir do segundo semestre de 2024 talvez haja surpresas”.

O objetivo da Emirates a médio prazo é igual a sua operação a 2019, com cerca de 50 mil lugares por mês para Portuga, com 18 voos semanais; 14 semanais à partida de Lisboa e 4 do Porto.

Star Alliance named the World’s Leading Airline Alliance at the World Travel Awards 2022

 

Star Alliance has been named the World’s Leading Airline Alliance at the World Travel Awards for the third consecutive year. At the North America 2022 edition of the awards held in August, the Star Alliance Los Angeles airport lounge also retained the award for North America’s Leading Airport Lounge for the third year running.

In receiving these awards, Star Alliance CEO Jeffrey Goh said: “We are extremely delighted to be receiving the World Travel Awards for the third consecutive year. This is particularly fitting as we celebrate our 25th anniversary this year.”

Mr Goh continued: “These awards are testimony to the great work that more than 400,000 employees across the Star Alliance network do each day in delivering safe and seamless travel, and also to all the customers who have continued to give us and our member carriers their confidence and support.”

Now in its 29th edition, the World Travel Awards was established to acknowledge, reward and celebrate excellence across all key sectors of the travel, tourism and hospitality industries. The annual awards are awarded based on a worldwide poll of qualified executives working within travel and tourism, and the consumer travel buyer.

Graham E Cooke, Founder, World Travel Awards, said: “Star Alliance continues to set the benchmark for global aviation and I am delighted that both the travel trade and the public have acknowledged this by voting it the World’s Leading Airline Alliance 2022 at the World Travel Awards. Earlier this year, Star Alliance’s ground- breaking LA lounge was also the runaway winner for North America’s Leading Airport Lounge once again.”

In addition to these two awards won at the alliance level, a number of Star Alliance member carriers also came away as individual winners this year. Nine of them won awards in 21 categories, ranging from World’s Leading Airline – First Class, to Leading Airlines in Europe, Oceania, Asia and Mexico & Central America.

Tecnologia da INDRA facilita integração do aeroporto de Lisboa no controlo Europeu

 

A Indra desenvolveu um projeto pioneiro para o aeroporto de Lisboa da ANA – Vinci Airports, que proporciona ao aeródromo português um nível de integração sem precedentes com o controlo europeu, através da integração do Plano de Operações Aeroportuárias (Airport Operations PlanAOP), com o Plano de Operações da rede europeia de navegação aérea (Network Operations Plan – NOP).

De acordo com a Indra a solução facilita uma maior visibilidade e previsibilidade de voo, proporcionando ao aeroporto e a todos os seus intervenientes o melhor quadro de ação em torno de uma consciência situacional comum, bem como a deteção precoce de desvios de horários, minimizando assim potenciais atrasos, custos e emissões associadas.

Isto é possível porque, pela primeira vez, o sistema AOP da Indra, implementado no aeroporto de Lisboa, troca informações sobre a chegada de voos com o Network Manager Operations Center do gestor da rede europeia de navegação aérea e antecipa o envio de informações sobre as partidas, a partir do momento em que as companhias aéreas emitem o plano de voo, que pode ser cerca de 20 horas antes da partida, em comparação com as três horas de antecedência dos aeroportos mais avançados (CDM – Colaborative Decison Making) que fornecem atualmente estas informações.

Desta forma, o Aeroporto de Lisboa está a entrar num novo nível de aeroportos AOP-NOP, o que aumenta a precisão dos dados e antecipa o conhecimento da situação no aeroporto por parte do controlo europeu, que não só tem informações sobre o plano de voo, ou seja, a aeronave uma vez no ar, como também sobre todo o processo, incluindo o que acontece no aeroporto.

O projeto LIS-IAOP, desenvolvido pela Indra para o Aeroporto de Lisboa da ANA – Vinci Airports, foi financiado pela União Europeia através da CINEA, a Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente. É um primeiro marco para assegurar uma melhor visibilidade e previsibilidades dos voos através da rede europeia de tráfego aéreo, melhorando a coordenação, a gestão e a capacidade do tráfego aéreo no continente.

Quanto mais aeroportos trocam este nível de informação de partida e chegada e se tornam AOP-NOP, maior é a visibilidade do que está a acontecer em toda a Europa e melhor pode ser gerido. Por conseguinte, os 30 principais aeroportos terão de ter este nível de integração até 2027, conforme o mandato da Comissão Europeia (Regulamento, nº2021/116), para o qual terão de realizar projetos semelhantes, que também serão apoiados pela agência europeia CINEA.

“Este projeto para o Aeroporto de Lisboa foi possível graças à experiência anterior da Indra no SESAR, onde foi possível trabalhar, testar e validar diferentes desenvolvimentos que contribuíram para tornar o nosso produto “Plano de Operações Aeroportuárias”, o mais avançado atualmente em funcionamento. Ser líder nesta aérea de cooperação entre a gestão aeroportuária e a gestão do tráfego aéreo na Europa reforça a liderança tecnológica da Indra e posiciona a empresa para futuros contratos noutros aeroportos europeus”, refere Lídia Muñoz Perez, diretora de Portos e Aeroportos no mercado de mobilidade da Indra.

Próximo B777 para a euroAtlantic chega em breve a Lisboa

 

A euroAtlantic anunciou recentemente a integração na sua frota de mais duas aeronaves Boeing B777-200ER.

Trata-se do futuro CS-TXW e do CS-TXS.

O CS-TSW, com o número de série 32782, voou com as cores da Alitalia como EI-DBM, já o CS-TSX, com o número de série 32784, voou como EI-DDH.

De acordo com as informações o CS-TSX já terminou a manutenção Check-C e deverá chegar em breve em Lisboa.

 

As aeronaves podem transportar até 293 passageiros, 30 em Business, 24 em Premium e 209 em Económica.

A euroAtlantic vai manter o CS-TFM como avião cargueiro, passando a contar com uma frota de 6 aeronaves.

6 mortos na colisão de duas aeronaves durante um espetáculo aéreo em Dallas

 

Este sábado, 12 de novembro, ficou marcado por um acidente aéreo que provocou a morte a 6 pessoas.

O acidente deveu-se à colisão de dois aviões militares históricos, um Boeing B-17 Flying Fortress e um Bell P-63 Kingcobra, durante um espetáculo aéreo em Dallas, nos Estados Unidos.

“De acordo com o médico legista do condado de Dallas, há um total de seis mortes no acidente de sábado, no espetáculo aéreo ‘Wings over Dallas’ (Asas sobre Dallas)”, escreveu hoje no Twitter o juiz do condado de Dallas, Clay Jenkins, acrescentando que as autoridades continuam a trabalhar para identificar as vítimas.

SATA Azores Airlines reforça voos para o Pico na época de Natal

A SATA Azores Airlines reforçou a sua operação na época do Natal para a ilha do Pico.

Assim sendo, a companhia disponibilizou dois novos voos a 22 e 29 de Dezembro de 2022 (quintas-feiras), na rota Lisboa-Pico-Lisboa, para além dos voos extra de 18 de Dezembro e 1 de Janeiro (domingo.

Este reajuste permite dar resposta à crescente procura para esta época festiva, permitindo que mais residentes ou visitantes consigam chegar diretamente à ilha.

18 de Dezembro de 2022 (domingo):

S4 2141 Lisboa 09:00 Pico 10:45
S4 2140 Pico 11:40 Lisboa 15:10

22 e 29 de Dezembro de 2022 (quintas-feiras):

S4 141 Lisboa 08:00 Pico 09:45
S4 140 Pico 10:40 Lisboa 14:10

1 de Janeiro de 2023 (domingo):

S4 2143 Lisboa 13:00 Pico 14:45
S4 2142 Pico 15:40 Lisboa 19:10

LATAM terá mais de 3 mil voos extras para dar resposta na alta temporada no Brasil

 

A LATAM anunciou que vai operar no Brasil 3.200 voos extras domésticos e internacionais durante a alta temporada de verão entre o dia 1 de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023. O incremento de voos com relação aos meses de outubro e novembro deste ano foi planeado para dar resposta a aproximadamente 7 milhões de passageiros que a companhia espera transportar na alta temporada 2022-2023, um volume que é 60% maior do que a alta temporada 2021-2022.

“Sabemos da responsabilidade que temos em conectar as cidades brasileiras e o País com o mundo, sobretudo neste momento de festas e reencontros após a pandemia de Covid-19. As operações da LATAM estão todas planejadas com cuidado e eficiência para que mais pessoas possam viajar neste fim de ano com agilidade e de forma simples e segura”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Mais eficiente após a pandemia de Covid-19 e a sua saída do processo de Capítulo 11, a LATAM tem crescido e liderado o setor aéreo brasileiro há um ano e meio. Nesse período, reforçou ainda mais os seus investimentos no Brasil, alcançando o maior número de destinos domésticos da sua história no Brasil (são 54 destinos atualmente contra 44 antes da pandemia) e manteve-se como a empresa que mais voa do País para o exterior (são 21 destinos internacionais já retomados em voos diretos).

ALTA TEMPORADA 2022-2023 TERÁ 7.500 VOOS A MAIS DO QUE ANO ANTERIOR

A LATAM terá no Brasil 7.500 voos a mais na alta temporada 2022-2023 em comparação com a alta temporada 2021-2022. Somente no mercado doméstico, a companhia vai operar um total de mais de 37.500 mil voos e os incrementos têm como foco principal os voos com origem nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (em São Paulo) para diversas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Confira como serão as principais ampliações e novidades de rotas nacionais da LATAM no País para a alta temporada 2022-2023: clique aqui.

Já no mercado internacional, a companhia vai operar de/para o Brasil um total de mais de 3.500 voos e os incrementos têm como foco principal os voos com destino a Buenos Aires, Lima e Santiago. Confira como serão as principais ampliações e novidades de rotas internacionais da LATAM no Brasil para a alta temporada 2022-2023: clique aqui.

Desde o segundo semestre de 2021, a LATAM cresce no Brasil e inaugurou operações inéditas em Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora/Zona da Mata (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS) e Sinop (MT).

Recentemente, a LATAM também anunciou que retomará em julho de 2023 a rota São Paulo/Guarulhos-Joanesburgo com três voos semanais e que começará a voar diariamente de Brasília para Lima em março de 2023.

A companhia já voltou a voar diretamente do PBrasil para 21 destinos internacionais (eram 26 antes da pandemia): Assunção, Barcelona, Bogotá, Boston, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madrid, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova Iorque, Orlando, Paris, Roma e Santiago.

Condor encomenda 41 novas aeronaves à Airbus para integrar a frota até 2024

A Condor anunciou que realizou uma encomenda de 41 novas aeronaves à Airbus para integrar a frota até 2024

De acordo com as informações partilhadas o negócio compreende 13 Airbus A320neo e 28 Airbus A321neo, além de outros direitos de compra, que substituirão sucessivamente a frota de curto e médio curso da Condor (Airbus A320, A321 e Boeing 757).

Com até 20% menos consumo de combustível e emissões de carbono e até 50% menos ruído de aeronaves, a nova frota de curta e média distância estabelecerá novos padrões.

A entrega das aeronaves está prevista para a primavera de 2024 – imediatamente após o rollover de toda a frota de longo curso ter sido concluído com sucesso.

A partir do outono de 2022, a Condor substituirá as suas aeronaves de longo curso Boeing 767 pelo novíssimo Airbus A330neo.

A Condor sublinha que aposta consistentemente em tecnologia de ponta, máxima eficiência e maior conforto para o cliente e, como resultado, tem uma das frotas mais verdes da Europa. “Com a substituição de toda a nossa frota de longo curso pelas mais recentes aeronaves até o início de 2024, é o próximo passo óbvio para modernizarmos também a nossa frota de curto e médio curso. Com os nossos novos A320neo e A321neo estamos a desenvolver consistentemente a nossa frota e nós mesmos como empresa, e também cuidando da nossa própria ambição de permitir viagens responsáveis ​​e ao mesmo tempo confortáveis ​​com emissões de carbono significativamente reduzidas, menor consumo de combustível e menos ruído”, disse Ralf Teckentrup, CEO da Condor.

A companhia acrescenta que a série Airbus A320 neo representa a tecnologia aeronáutica mais moderna e altamente eficiente do mundo aliada a uma aerodinâmica significativamente melhorada através das asas e pontas das asas, os chamados Sharklets.

As novas aeronaves da companhia também serão equipadas com motores de última geração da Pratt & Whitney: as duas novas versões PW1127G no A320neo e PW1133G no A321neo não só reduzem o consumo de combustível em 20%, como também podem ser operados com SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, além disso, os Airbus recém-fabricados operam com até 20% menos emissões de CO2 e até 50% menos ruído.

TAP voltou a ser premiada na edição Mundial dos World Travel Awards

 

A TAP Air Portugal voltou a brilhar na edição mundial dos World Travel Awards, considerados os “Óscares” do turismo mundial. Foi eleita Companhia Aérea Mundial Líder para África e Companhia Aérea Mundial Líder para a América do Sul na 29ª edição destes prémios, que aconteceu esta sexta-feira no Al Bustan Palace Hotel, em Muscat, Oman.

A TAP indica que os World Travel Awards de Líder Mundial entregues à companhia reconhecem a renovação por que a empresa está a passar e o empenho das suas equipas e tripulações na melhoria da experiência de viagem dos seus passageiros.

Estes prémios são atribuídos desde 1993 e foram instituídos com o objetivo de reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores de atividade da indústria global de viagens e turismo. Nomeada entre algumas das mais reconhecidas transportadoras aéreas, a eleição da TAP foi feita através de um processo de votação online de profissionais da área de Turismo e Viagens na sua maioria, designadamente agentes de viagens, operadores e organizações de turismo, oriundos de mais de 100 países, bem como pelo público em geral.

Os troféus atribuídos este ano à TAP juntam-se aos prémios já conquistados em edições anteriores. A Companhia aérea nacional foi eleita pelos World Travel Awards como Companhia Aérea Europeia Líder para África e Companhia Aérea Europeia Líder para a América do Sul ininterruptamente entre 2014 e 2022. A TAP foi ainda considerada Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011, 2012, 2018, 2019, 2020 e 2021, bem como Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul em 2009, 2010, 2011, 2012, 2018, 2019, 2020 e 2021.

Grupo Emirates anunciou resultados históricos no 1º semestre de 1,2 mil milhões de dólares

 

O Grupo Emirates anunciou os seus resultados semestrais para o primeiro semestre do ano fiscal de 2022-23 com um lucro líquido semestral de 4,2 mil milhões de Dirhams (1,2 mil milhões de dólares), um resultado semestral histórico, e uma recuperação de quase 10 mil milhões de Dirhams face aos 5,7 mil milhões (correspondentes a 1,6 mil milhões de dólares) de prejuízo para o mesmo período do ano passado.

O Grupo também comunicou um EBITDA de 15,3 mil milhões de Dirhams (4,2 mil milhões de dólares), uma melhoria acentuada em relação aos 5,6 mil milhões de Dirhams (1,5 mil milhões de dólares) durante o mesmo período do ano passado, o que ilustra a sua forte rentabilidade operacional.

As receitas do Grupo foram de 56,3 mil milhões de Dirhams (15,3 mil milhões de dólares) para os primeiros seis meses de 2022-23, um aumento de 128% em relação aos 24,7 mil milhões de Dirhams (6,7 mil milhões de dólares) do ano passado. Este aumento foi impulsionado pela forte procura de transporte aéreo em todo o mundo devido à maior facilidade e ao levantamento das restrições de viagem relacionadas com a pandemia.

O Grupo fechou o 1º semestre de 2022-23 com uma situação financeira sólida de 32,6 mil milhões de Dirhams (8,9 mil milhões de dólares) a 30 de setembro de 2022, em comparação com 25,8 mil milhões de Dirhams (7 mil milhões de dólares), reportados em 31 de Março de 2022. O Grupo tem sido capaz de explorar as suas sólidas capacidades de tesouraria para apoiar as necessidades do negócio, incluindo pagamentos de dívidas e compromissos relacionados com a pandemia.

Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Chefe do Executivo da Emirates Airline Group afirmou: “O desempenho histórico do Grupo nos primeiros seis meses de 2022-23 é o resultado de um planeamento antecipado, de uma resposta comercial ágil e dos esforços da nossa talentosa equipa.” Acrescenta ainda: “Em todo o Grupo, a recuperação das nossas operações acelerou-se, à medida que mais países facilitavam e levantavam as restrições de viagem. Estávamos prontos e entre os primeiros a servir a forte procura dos clientes graças aos nossos sólidos planos de negócios, ao apoio dos nossos parceiros industriais, e aos nossos investimentos contínuos em pessoas, tecnologia, produtos e serviços.”

“Nos próximos meses, continuaremos concentrados em reconduzir as nossas operações a níveis pré-pandémicos e em recrutar as competências certas para as nossas necessidades atuais e futuras. Esperamos que a procura dos clientes em todas as nossas divisões comerciais se mantenha forte no 2º semestre de 2022-23. Contudo, o horizonte não é isento de ventos contrários, e mantemo-nos atentos aos custos inflacionários e a outros macro desafios, tais como o fortalecimento do dólar americano e as políticas fiscais dos principais mercados.”

Sheikh Ahmed acrescentou ainda: “O Grupo espera regressar ao nosso historial de rentabilidade no final do nosso ano fiscal”.

Em linha com o aumento da capacidade e das atividades comerciais, a estrutura de colaboradores do Grupo Emirates, em comparação com 31 de Março de 2022, cresceu 10% para uma contagem total de 93,893 a 30 de Setembro de 2022. Tanto a Emirates como a dnata embarcaram também  em ações de recrutamento com o intuito de apoiar as suas necessidades futuras.

Aluno do planador acidentado em Montemor-o-Novo sofre ferimentos graves

 

O aluno que seguia no planador envolvido num acidente ocorrido hoje em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, sofreu ferimentos graves e foi transportado para um hospital de Lisboa, revelaram a Proteção Civil e o presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, indicou que esta vítima é um homem de 59 anos e que foi transportada num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de São José, em Lisboa.

Já o instrutor da aeronave sem motor, um homem de 77 anos, foi considerado ferido ligeiro e seguiu numa ambulância dos bombeiros para as urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), adiantou.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora também disse à Lusa que o ferido grave foi transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de São José e que o ferido ligeiro foi encaminhado para o HESE.

O acidente, para o qual foi dado o alerta aos bombeiros às 12:45, ocorreu no Aeródromo Municipal da Amendoeira, propriedade da Câmara de Montemor-o-Novo, situado na zona de Foros de Vale de Figueira, naquele concelho alentejano.

Segundo o presidente do município, os dois feridos estavam “conscientes e estabilizados”.

A aeronave acidentada “é um planador”, uma aeronave sem motor, e o sinistro terá acontecido quando se “partiu o cabo que o unia ao [avião] rebocador, pouco depois da descolagem”, o que provocou a queda, argumentou o autarca.

“O planador efetuou uma manobra de aterragem de emergência e caiu num terreno à frente do aeródromo”, acrescentou o presidente do município.

As operações de socorro mobilizaram um total de 22 operacionais dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, GNR, INEM e Serviço Municipal de Proteção Civil, apoiados sete veículos, incluindo a viatura médica de emergência e reanimação de Évora, e um helicóptero.

Novos modelos da Hobby Master

 

Encontre abaixo os novos modelos da Hobby Master disponíveis no mercado:

F16C Fighting Falcon USAF, “BDU Splinter” 86-0290, 354th Wing, 18th AGRS, Eielson AFB, Alaska, 2018 Product code HA38004

 

F104G Starfighter “Tiger Meet 1978” FX52, 10th Wing, 31st Squadron, Belgian Air Force Product code HA1068

 

F104G Starfighter C8-2/104-02, Spanish Air Force, 2017 Product code HA1067

 

McDonnell Douglas F-4E Phantom II 65-0713, AFTC, USAF, 1985 Product code HA19036

 

Sukhoi Su27SM Flanker B “Black Sea” Blue 26, Russian Air Force, 2016 Product code HA6013

 

B737 já com as cores da Cabo Verde Airlines deverá chegar amanhã a Cabo Verde

 

Está previsto para chegar este sábado, 12 de novembro, a Cabo Verde o B737-700 com a matricula D4-CCI já com as cores da Cabo Verde Airlines, que anteriormente tinha as cores da TAAG.

A aeronave aterrou esta sexta-feira no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro com o número de voo VR7922 e deverá seguir amanhã para a Cabo Verde.

A aeronave passou por trabalhos de manutenção, pintura redimensionado a nível do interior para dar um melhor serviço na rota para Portugal.

Foto: DTudo1Pouco

Hoje, o ministro dos Transportes e do Turismo cabo-verdiano afirmou hoje que, desde a retoma, a companhia já transportou 28.000 passageiros e que decorrem negociações para alugar uma segunda aeronave para ligar a Boston.

“A operação para Boston e a operação para o Brasil faz parte do plano da TACV para os próximos tempos. Nós estamos a fazer um esforço enorme (…), o Governo tem estado a dar um apoio e a injetar dinheiro na companhia para poder ligar a companhia com a diáspora, para poder trazer e fomentar cada vez mais esta interligação com a diáspora, no meio de toda esta turbulência”, afirmou o ministro Carlos Santos, ao responder a perguntas dos deputados durante a sessão parlamentar ordinária que decorre hoje na Assembleia Nacional, na Praia.

Acrescentou que a TACV está a negociar com empresas de ‘leasing’ do setor o fornecimento de uma segunda aeronave, para acrescentar ao Boeing 737-700 alugado desde março pela companhia de bandeira cabo-verdiana à congénere angolana e que assegura as ligações de Cabo Verde a Portugal.

Essa segunda aeronave, esclareceu, permitirá retomar as ligações com Boston, nos Estados Unidos da América, onde reside a maior comunidade cabo-verdiana na diáspora, mas também com o Brasil e França.

“Esperemos que o mais brevemente possível consigamos ter esta segunda aeronave para que possamos cumprir esse desiderato que é ligar a diáspora com Cabo Verde. E é com essa visão que o Governo está a apostar na TACV para conseguirmos ter uma companhia que possa impedir o monopólio das linhas internacionais”, afirmou.

“Vejam que neste pouco tempo a TACV já conseguiu transportar 28.000 passageiros. Significa que são 28.000 emigrantes cabo-verdianos, residentes e turistas que vieram a Cabo Verde a preços módicos de cerca de 500 euros. Isto é obra, isto significa que estamos a cumprir com afinco e com a visão de ter a nossa diáspora ligada a nós”, sublinhou ainda.

Contudo, enfatizou que Cabo Verde já é servido atualmente por uma rota para Boston, através da Azores Airlines, a partir da Praia e via Açores: “Muito brevemente nós estaremos a anunciar a vinda da segunda aeronave. Mas digo com toda a franqueza que neste momento a comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos está servida por uma linha que vem conseguindo dar resposta”.

Iberojet vai voar entre Madrid e Tegucigalpa nas Honduras

 

A Iberojet vai inaugurar a partir do dia 14 de dezembro um voo entre Madrid e Tegucigalpa nas Honduras, sendo esta a única ligação entre a Europa e as Honduras.

Os voos serão operados duas vezes por semana, às 4ª feiras e sábados com equipamento A350.

O voo tem uma duração aproximada de 10h50.

A título de curiosidade, o Aeroporto Internacional de Palmerola, a cerca de cinco quilómetros do centro de Comayaga, foi construído numa antiga base militar norte-americana e inaugurado há cerca de um ano para servir as duas cidades hondurenhas.

Pilotos da TAP escolhem valores por acordo com companhia em vez dos definidos pelo Supremo Tribunal de Justiça

 

A Lusa noticiou hoje que os pilotos da TAP abdicaram de receber os valores assegurados por um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que lhes deu razão num processo contra a companhia, depois de terem assinado um acordo com a transportadora.

Segundo o que está estabelecido neste acordo, a que a Lusa teve acesso, a TAP pagou, até 29 de setembro, uma quantia – rasurada no documento – “em resultado da transação a celebrar” no processo que corria no STJ em que o tribunal deu razão ao sindicato num processo sobre um erro no cálculo de vencimentos e subsídios de férias. O valor estava previsto apenas para os filiados no Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), mas a TAP, de acordo com o comunicado interno da Comissão Executiva a que a Lusa teve acesso, alargou este acordo a todos os pilotos.

O acordo estabelece ainda que “o valor será pago a cada piloto contra a assinatura de declaração de quitação e remissão abdicativa individual relativamente a qualquer crédito que direta ou indiretamente possa resultar do referido acórdão”.

O documento estabelecia depois outro valor, “adicional”, que dependia “da data em que vier a ser celebrado um novo Acordo de Empresa na TAP”.

 No mesmo comunicado interno, por sua vez, a companhia sublinhou que, graças a este acordo, o subsídio de aterragem e o ‘per diem’ (ajuda de custo complementar) “revestem a natureza de ajudas de custo afetivas, não integrando o conceito de retribuição”.

Além disso, o subsídio de aterragem e o ‘per diem’ “não são considerados para efeitos de retribuição de férias, subsídio de férias e subsídio de Natal”.

Em agosto, o SPAC confirmou que foi notificado pelo STJ que decidiu a seu favor numa ação judicial que custaria mais de 50 milhões de euros à TAP.

No dia 16 de setembro, os pilotos aprovaram este acordo que previa o pagamento de uma compensação extraordinária, bem como a eliminação do corte adicional no salário destes profissionais, a partir de 01 de janeiro de 2023.

Em comunicado, o SPAC adiantou que promoveu “em Lisboa, uma Assembleia de Empresa TAP, cujo ponto único da ordem de trabalhos foi a apreciação, discussão e votação de alteração de uma nova proposta pela TAP, que foi aprovada por 593 votos, ou seja, 92,8% dos 639 pilotos presentes ou representados por procuração”.

Assim, de acordo com essa nota, a proposta prevê que a TAP entregue “a cada um dos pilotos associados do SPAC, até ao dia 29 de setembro de 2022, um valor individual, apurado em função do seu perfil de piloto TAP, que será pago a título de compensação extraordinária”.

Esta proposta resultou das negociações “entre a direção do SPAC, a administração da TAP e o ministro da tutela, Pedro Nuno Santos, realizadas no âmbito do Acórdão Interpretativo do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do início de julho de 2022, e que é favorável aos pilotos, relativamente ao computo da retribuição de férias e do subsídio de férias pela TAP, há mais de uma década”, realçou o sindicato.

Questionado pela Lusa, o SPAC não revelou os valores envolvidos, mas disse que “foi um bom acordo para ambas as partes” e que “os pagamentos já foram efetuados na data prevista”.

A Lusa questionou a TAP, mas não obteve resposta até ao momento.

O sindicato também não esclareceu se estes valores ficaram abaixo ou acima dos 50 milhões de euros previstos depois do acórdão do STJ.

Segundo a mesma fonte, “todos os associados TAP foram abrangidos pelo acordo, desde que tenham assinado a quitação, incluindo alguns que saíram para a PGA”, adiantando ainda que “apenas alguns pilotos TAP que fizeram RMAs (rescisões por mútuo acordo) não foram abrangidos, tal como alguns reformados cuja aposentação se deu há mais de um ano (é de lei)”.

“Foi um acordo que beneficiou as duas partes e, mais importante, permitiu dar o pontapé de saída para o início das negociações no âmbito do novo Acordo de Empresa, também desejado por ambas as partes”, rematou o SPAC.

Conselho das Finanças Públicas diz que portugueses devem estar preocupados com venda da TAP

 

A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP), Nazaré Costa Cabral, disse hoje que os portugueses devem estar preocupados com a venda da TAP e com os impactos que a operação vai ter nos contribuintes.

A questão da TAP foi referida pela presidente do CFP em resposta aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças, onde esteve a ser ouvida no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

“Não sabemos detalhes do que é que se pretende fazer quer na conclusão do processo de reestruturação da TAP, nem em termos de privatização da empresa, mas é evidente que a situação da TAP nos preocupa”, começou por afirmar Nazaré Costa Cabral.

Segundo realçou, a TAP “é uma empresa dita de bandeira” e a questão que neste momento se coloca “é de saber como é que a empresa vai ser vendida, por que preço, em que condições e a quem”.

“Penso que são questões que devem começar a preocupar os portugueses, porque a empresa tem um passivo muito grande, é uma empresa que tem dívida financeira e, aliás, alguma dela vai se vencer no próximo ano, portanto é importante ver em que condições essa venda se vai materializar e os impactos que isso possa vir a ter para os contribuintes e para os portugueses”, disse Nazaré Costa Cabral.

Questionada sobre o Novo Banco, a presidente do CFP referiu que “há um remanescente do mecanismo de capitalização contingente que ainda pode ser usado, mas é evidente que isso será em função do que seja a situação financeira do banco”.

Nazaré Costa Cabral disse não ter, no entanto, informação “de que esse mecanismo volte a ser acionado, muito menos de que o mecanismo adicional possa ser acionado”.

Austrian Airlines vai voar entre Viena e o Porto

 

A Austrian Airlines, companhia aérea de bandeira da Áustria, anunciou sete novas rotas para o Verão IATA de 2023.

Entre as novas rotas está a cidade do Porto que terá voos 3 vezes por semana a partir de 1 de abril às terças, quintas-feiras e sábados.

De acordo com a companhia a abertura destas sete rotas deve-se à integração de quatro novos aviões Airbus A320neo na frota.

A companhia indica que 4 rotas são totalmente novas e 3 foram suspensas anteriormente: “Porto, Marselha, Billund e Tivat são completamente novos no nosso programa. Serão operados 3 voos semanais para estes destinos com partida de Viena”.

Esta será a segunda companhia a operar voos à partida do o Porto com destino a Viena, aumentando a capacidade de ligação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro a destinos na Europa, Central, de Leste e Ásia Central. Neste momento apenas a Ryanair opera voos diretos entre as duas cidades.

LATAM Cargo cresce e assume a liderança doméstica e internacional no Brasil

 

Notícia escrita em português do Brasil:

A LATAM Cargo anunciou que acabou de registrar no Brasil um crescimento de 26% no volume de cargas e correios transportados no mercado doméstico e de 27% no mercado internacional. Os dados dizem respeito à operação do setor em setembro de 2022 na comparação com o mesmo mês de 2021, divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em conjunto, todas as subsidiárias da LATAM Cargo no Brasil (LATAM Brasil, LAN Chile, LAN Peru, ABSA e LAN Cargo) transportaram mais de 28 mil toneladas de cargas domésticas e internacionais em setembro de 2022, um crescimento de 27% com relação ao mesmo mês de 2021.

Em setembro de 2022, a LATAM Cargou alcançou a liderança de mercado no Brasil, com uma participação de 31,6% do mercado doméstico e de 21,9% do internacional. O resultado reflete o investimento da empresa em uma frota mais moderna combinada com uma malha aérea cada vez mais ampla. Em setembro de 2022, a LATAM Cargo transportou cargas no Brasil em quase 19.500 voos domésticos e internacionais, um volume 33% maior do que em setembro de 2021.

Para Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil, a combinação entre voos cargueiros e de passageiros, e excelência operacional, ajudaram a empresa a assumir a liderança no País. “Seguimos com a nossa estratégia de otimizar e aproveitar o crescimento de nossa malha e capacidade no mercado doméstico, por meio do incremento expressivo no número de voos e rotas, e no mercado internacional, com uma maior expansão e conectividade entre o Brasil e o exterior”.

Ao todo, o grupo LATAM já conta com 16 aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F em sua frota e está avançando no seu projeto global de conversão de Boeing 767 de passageiros em cargueiros até 2023, que deve chegar até 21 aeronaves Boeing 767-300F em 2023. A empresa realiza o transporte em aviões cargueiros, totalizando 139 destinos atendidos em 22 países, sendo 7 deles exclusivos para o transporte de cargas.

MAIS DE 11 MIL TONELADAS DE CARGAS NO MERCADO DOMÉSTICO BRASILEIRO

No mercado doméstico brasileiro, a LATAM Cargo cresceu 26% em volume de cargas e correios transportadas em setembro de 2022 na comparação com o mesmo mês de 2021, totalizando mais de 11 mil toneladas. As cargas domésticas da empresa foram transportadas principalmente em voos de/para São Paulo/Guarulhos (31% de participação), Manaus (17% de participação) e Brasília (9% de participação). Todos esses aeroportos, sobretudo o de São Paulo/Guarulhos, fazem uso do transporte aéreo para escoar as suas produções para outras cidades do País e também ao exterior.

MAIS DE 17 MIL TONELADAS DE CARGAS INTERNACIONAIS NO BRASIL

Entre o Brasil e o exterior, a LATAM Cargo transportou mais de 17 mil toneladas de cargas em setembro de 2022, o que corresponde a um crescimento de 27% na comparação com o mesmo mês de 2021. As cargas internacionais da empresa foram transportadas principalmente em voos de/para São Paulo/Guarulhos (24% de participação), Miami (22% de participação) e Santiago (9% de participação), sendo o aeroporto de Guarulhos a principal porta de entrada e saída de produtos do Brasil ao exterior.

Emirates anuncia encomenda de 5 novos aviões cargueiros Boeing 777-200LR

A Emirates anunciou um pedido firme de 5 novos aviões cargueiros Boeing 777-200LR, com 2 unidades a serem entregues em 2024 e as 3 unidades restantes em 2025.

O acordo, avaliado em mais de 1,7 bilhões de dólares a preços de tabela, eleva a carteira total de pedidos da companhia aérea para 200 aeronaves de fuselagem larga.

HH Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e executivo-chefe da Emirates Airline and Group, disse: “A Emirates está a investir em novos cargueiros para que possamos continuar a dar resposta à procura por parte dos nossos clientes com as mais recentes aeronaves com baixo consumo de combustível. Este pedido reflete a confiança da Emirates na procura pelo transporte de carga aérea e no crescimento geral do setor de aviação. Ele estabelece as bases para o nosso crescimento contínuo, impulsionado pelo alcance da nossa rede global diversificada, a infraestrutura de manuseio avançada no nosso hub no Dubai e as soluções de transporte personalizadas que a Emirates desenvolveu para servir as diversas necessidades dos nossos clientes.”

Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, disse: “Valorizamos a confiança que a Emirates depositou repetidamente na sua frota de cargueiros totalmente Boeing. A expansão da frota da Emirates com esses 777 Freighters com baixo consumo de combustível permitirá à companhia aérea dar resposta à crescente procura do mercado de carga, transportando mercadorias com rapidez e eficiência da origem ao destino no Médio Oriente e em todo o mundo”.

No Dubai Airshow de novembro passado, a Emirates anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para expandir a sua capacidade de carga aérea, incluindo 2 novos 777Fs que já se juntaram à frota da Emirates em 2022, e planeia converter 10 Boeing 777-300ERs em aeronaves cargueiras.

O trabalho de conversão da aeronave está programado para começar em 2023. A Emirates foi o cliente de lançamento do cargueiro Boeing 777. Desde então, a versátil aeronave tornou-se essencial para as operações da companhia aérea, operando missões programadas e charter para destinos em seis continentes.

O alcance e as capacidades de carga útil do 777-F permitem que a Emirates transporte com eficiência remessas sensíveis ao tempo e à temperatura da origem ao destino – sejam mercadorias críticas, produtos frescos, medicamentos, animais de estimação, carros ou cavalos de corrida campeões.

Atualmente, a Emirates opera uma frota de 11 cargueiros Boeing 777, além da capacidade de carga da sua frota de aeronaves widebody 777 e A380 de passageiros.

Ryanair anuncia lucros de 1.371 milhões de euros no primeiro semestre

 

A companhia de voos de baixo custo Ryanair informou esta segunda-feira que obteve um lucro de 1.371 milhões de euros no primeiro semestre fiscal (abril-setembro), face às perdas de 47,6 milhões de euros registadas em igual período de 2021.

A empresa com sede em Dublin atribuiu “os fortes ganhos” (valores brutos), entre outros fatores, ao que chamou “fiabilidade operativa”, à recuperação da deslocação de passageiros e ao aumento do preço da tarifa aérea durante a época de férias, no verão.

A Ryanair indica num comunicado divulgado esta segunda-feira que transportou 91,1 milhões passageiros no primeiro semestre de 2022 – 143% mais do que no ano passado – o que, refere, “confirma” a recuperação do setor afetado pela crise sanitária.

Os preços das passagens aumentaram 07% neste período (fiscal), sendo que nos meses de julho e agosto o aumento foi de 14% – em relação aos valores de 2021 – o que “compensou” a queda verificada durante o primeiro trimestre deste ano marcado pela guerra na Ucrânia.

Neste contexto, a Ryanair obteve 6.620 milhões de euros entre os passados meses de abril e setembro: 207% mais do que em 2021 e após a abertura de 15 novas bases de operações e da implementação de 770 rotas adicionais.

SATA está a recrutar Mecânico de Equipamento de Terra na Ilha do Pico

 

A SATA Air Açores anunciou que por forma a reforçar o quadro de profissionais no Serviço de Equipamento de Terra da Direção de Operações Terrestres, a companhia pretende recrutar para a função de Mecânico de Equipamento de Terra na Ilha do Pico.

Principais tarefas e responsabilidades:

Executar intervenções, de natureza preventiva ou outra, nos sistemas mecânicos, hidráulicos, elétricos, eletrónicos, entre outros, dos Equipamentos de Placa da empresa, de forma a garantir as condições de operacionalidade dos mesmos e o seu bom estado de conservação, assegurando assim os níveis de segurança necessários, de acordo com as normas e regulamentação da empresa.

Requisitos mínimos para a função:

. 9º Ano de escolaridade ou equivalente (reconhecido pelo Estado Português)

. Experiência mínima de 2 anos na área de Mecânica Auto em geral (ligeira ou pesada)

. Conhecimentos da língua inglesa, falada e escrita

. Conhecimentos de informática na ótica do utilizador

. Disponibilidade para deslocações a outras ilhas

Requisitos preferenciais para a função:

. Preferencialmente, 12º Ano de escolaridade ou equivalente

. Conhecimentos avançados em mecânica automóvel

. Boa capacidade de leitura e interpretação de esquemas elétricos e manuais técnicos

Perfil de Competências e Aptidões Requeridas:

. Conhecimentos Técnicos

. Orientação para resultados

. Capacidade de relacionamento interpessoal

. Resiliência

Formalização da candidatura:

Envio de candidatura para o e-mail CV@sata.pt, até ao dia 15 de novembro de 2022, registando no campo “Assunto” o texto “RE_MET_PIX”, anexando a seguinte documentação: CV atualizado e detalhado com fotografia, fotocópias do Certificado de Habilitações, Cartão de Cidadão (CC) frente e verso (CC facultativo), carta de condução e registo criminal atual (para acesso a zonas reservadas). Pode anexar outros documentos que considere relevantes para a análise curricular, nomeadamente comprovativos de experiência profissional.

NOTAS:

  • Só serão consideradas as candidaturas completas, com toda a documentação solicitada, enviadas dentro do prazo previsto e que cumpram com todos os requisitos mínimos.
  • Só serão consideradas as Habilitações Literárias comprovadas pelo envio do Certificado de Habilitações.
  • Só serão chamados nas fases do processo de seleção os candidatos em número julgado adequado às necessidades de recrutamento.

China Southern realizou último voo operado com Airbus A380

 

A China Southern Airlines realizou no passado domingo, 6 de novembro, o último voo operado com um Airbus A380, tendo sido o último voo entre Los Angeles e Guangzhou.

De referir que a companhia operou cindo unidades do modelo, tendo sido o único cliente da aeronave no mercado chinês, estando já duas unidades armazenadas há meses no deserto de Mojave, nos EUA.

A frota da China Southern passa a ser composta assim por: 40 unidades do Airbus A330, 14 A350, 15 Boeing 777 e 27 modelos 787 Dreamliner.

Com este último voo comercial do A380, a companhia junta-se à Air France, Thai Airways, Malaysia Airlines e à Hi Fly, que já deixaram de operar com a aeronave, mas os amantes deste modelo ainda podem voar através daEmirates, ANA, Asiana Airlines, British Airways, Etihad Airways, Korean Air, Lufthansa, Qantas Airways, Qatar Airways e Singapore Airlines.

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