Últimas Notícias:
×

Mau odor a bordo obriga A321LR da TAP a divergir para St. Johns


Um voo da TAP que descolou esta segunda-feira, 26 de maio, do Porto e com destino a Nova Iorque divergiu para St. Johns, Canadá, devido a odores (“fumes”) a bordo, confirmou a companhia aérea.

Tratou-se do Airbus A321LR com a matrícula CS-TXA que estava a operar o voo TP 211 entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o Aeroporto Internacional de Newark.

De acordo com as informações a aterragem aconteceu normalmente.

Segundo a TAP, situações relacionadas com a qualidade do ar da cabina (Cabin Air Quality, CAQ), onde se englobam odores/fumes/smokes, são “eventos que têm desde há muitos anos merecido a atenção global por parte dos operadores e fabricantes da indústria de aviação comercial”.

Estas ocorrências com cheiros intensos ou desagradáveis a bordo pode dever-se a odores no sistema de ventilação (líquido anticongelante, falha elétrica ou na ventilação, óleo de motor ou combustível, entre outros) ou itens na cabine/cockpit (bagagem de mão, produtos de limpeza, desinfetantes ou produtos de desinsetização).

“A maioria dos odores identificados a bordo como sendo estranhos ou pouco habituais, não estão necessariamente associados a substâncias que provoquem o aparecimento de reações fisiológicas”, destacou a TAP.

A companhia aérea sublinhou que “estes eventos são monitorizados de forma contínua e detalhada pela TAP, através dos reportes das tripulações (…) de modo a adequar as medidas de mitigação para eliminação das ocorrências”.

“A TAP tem estado muito atenta a estes episódios, mesmo que no universo de todos os voos estes sejam uma percentagem residual, o que não nos tem impedido de fazer todos os esforços para esclarecer qualquer dúvida e procurar ativamente e com persistência soluções disponíveis na indústria”, frisou ainda na nota sobre este tipo de ocorrências.

Seleccione um ponto de entrega