No passado dia 10 de maio fez escala no Aeroporto de Santa Maria, nos Açores, o primeiro de três novos Canadair que Marrocos vai receber.
O momento foi capturado pelo Spotter Nelson Rodrigues.
A aeronave estava a realizar voo desde St. John’s com escala em Santa Maria para um night stop e seguir no dia seguinte para Kenitra. O novo Canadair voou com a matrícula canadiana C-GDKW e irá receber a matrícula marroquina CN-ATS.
A título de curiosidade em 201 6, a empresa canadiana Viking Air adquiriu da Bombardier o certificado de tipo para a produção dos CL-41 5, e todas versões anteriores. Assim, o atual modelo CL-41 5T recebeu motores mais potentes, avionicos atualizados, refinamentos aerodinâmicos e um novo sistema de libertação de água. O anfíbio pode captar até 6.140 litros de água em fontes naturais, como rios e lagos, despejando sobre os alvos em poucos segundos. Quanto a nova versão CL-51 5, ela ainda está em desenvolvimento, e o cliente lançador – o governo da Indonésia – deverá receber as primeiras unidades apenas em 2024.
De acordo com a resolução do Conselho de Ministros n.° 27/2021, Portugal pretende a adquirir duas aeronaves anfíbias de combate a incêndios, com recurso a fundos europeus.
O Marrocos é o único país da África que possui uma frota de aeronaves Canadair CL-41 5. A RMAF possui cinco aeronaves, sendo dois CL-41 5 (CN-ATM e CN-ATN) e três CL-415MP (CN-ATO, CN-ATP e CN-ATQ), todos operados pela Escadre de Transport 3, sediada na 3ª Base Aérea, em Kenitra.