
A Boeing confirmou que a Lufthansa vai ser a companhia de lançamento do próximo B777X.
O primeiro Boeing 777x da Lufthansa ganhou asas na fábrica da Boeing, em Everett, Washington, em fevereiro de 2019.
Estava previsto que a companhia recebesse o seu primeiro modelo 2020, estando agora como meta 2027.
Esta confirmação acaba assim com as especulações que poderia ser a Emirates.
Durante a apresentação dos resultados financeiros, o CFO e vice-presidente executivo de finanças da Boeing, Brian West, explicou que com os testes de voo tendo sido retomados recentemente, a Boeing ainda espera que a primeira entrega seja em 2026.
O CEO da Boeing, Kelly Ortberg, acrescentou que a empresa não tinha mais atualizações sobre o cronograma de certificação do 777X e que a empresa também está a trabalhar com os problemas de certificação de assentos, tendo aprendido com os problemas dos modelos B787.
A Lufthansa e a Boeing “tiveram e continuam a ter desafios de assentos”, indicou Ortberg, referindo-se aos assentos de classe executiva e primeira classe ‘Allegris’ a bordo do 787 Dreamliner que ainda não receberam a certificação da FAA. Embora Ortberg tenha reconhecido que o interior do 777X, em geral, é um interior mais complexo, que está incluído no programa geral de certificação da aeronave.
A Lufthansa deve lançar uma nova suite de primeira classe na sua frota de longo curso com a chegada do Boeing 777X. Em simultâneo o novo layout da Classe Executiva pela primeira vez vai oferecer compartimentos individuais para os passageiros da Lufthansa Business, em vez do esquema muito convencional de 2-2-2.
A Lufthansa tem uma encomenda de 20 unidades Boeing 777-9, com mais 14 unidades opcionais.

