
A Lufthansa Technik mostrou-se orgulhosa ao apresentar, esta sexta-feira, um Lockheed L-1649A Super Star da Lufthansa meticulosamente remontado e restaurado na sede da empresa, em Hamburgo.
A empresa de manutenção do Grupo Lufthansa refere que pela primeira vez em décadas, esta icónica aeronave de longo curso, saiu do hangar no seu próprio trem de aterragem.
O trabalho de recuperação foi realizado por uma equipa interdisciplinar de cerca de 15 mecânicos, abrangendo várias gerações, que teve inicio no ano passado.
A experiência e dedicação possibilitou que tornassem uma realidade a remontagem precisa de grandes componentes – como a fuselagem, as asas e a icónica unidade de cauda tripla.
Estes componentes chegaram a Hamburgo, em outubro de 2023, juntamente com 292 caixas de madeira com peças mais pequenas.
Uma característica de destaque desta remontagem não aeronavegável é o cockpit, restaurado o mais fielmente possível à sua condição original da década de 1950. A iluminação e os controles são totalmente funcionais, e os puxadores de cabos tornam os lemes e as abas móveis – uma homenagem à engenharia excecional de seu tempo.
Em 1957, o Lockheed Super Star realizava os voos para Nova Iorque sem escalas através do Atlântico. A aeronave foi, portanto, uma obra-prima técnica do seu tempo. Com os seus quatro motores a pistão, encerrou o capítulo das aeronaves clássicas movidas a hélice nas rotas do Atlântico Norte. Estes voos, que duraram até 17 horas, descolavam de Hamburgo, onde também estava localizada a base de manutenção.
Devido a este facto histórico, a apresentação ocorreu num local de igual importância para a Lufthansa e a Lufthansa Technik.

