Últimas Notícias:
×

LAM suspende rota entre Maputo e Lisboa


 

A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique anunciou a suspensão da rota internacional Maputo-Lisboa-Maputo, com efeitos a partir desta quarta-feira, 19 de fevereiro, além das rotas regionais para Harare International , no Zimbábue, e Lusaka, na Zâmbia,

A companhia refere que estas rotas apresentaram perdas acumuladas no valor total de US$ 21,3 milhões.

A medida íntegra a estratégia de reestruturação da companhia, alinhada com o plano de governação dos primeiros 100 dias, e pretende consolidar e fortalecer o mercado doméstico e regional, através de dar uma prioridade aos voos domésticos, com uma forte aposta na qualidade de produtos e serviços de melhor assistência aos passageiros.

Em comunicado, a empresa explicou que esta rota fazia parte de um conjunto de operações deficitárias, a par das ligações Maputo-Harare-Lusaka, já interrompidas, e Maputo-Cidade do Cabo, que continuam sob análise.

A suspensão de rotas internacionais resulta da determinação da LAM em imprimir uma nova dinâmica ao negócio para otimizar a rentabilidade das operações e eficiência de gestão.

Sublinha ainda que esta decisão representa um sinal estratégico de renovação e avanço para um futuro de aviação nacional moderna, comprometida com a melhor experiência de voos para os moçambicanos e demais clientes.

De recordar que a rota entre Maputo e Lisboa esteve abandonada pela companhia por quase 12 anos, tendo sido retomada em 20 de novembro de 2023 e fazia parte do plano de revitalização da operadora, depois de a empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA) ter entrado na gestão da LAM em abril daquele mesmo ano para um processo de reestruturação.

Os voos eram operados através de um contrato ACMI com a euroAtlantic.