Últimas Notícias:

KC-390 da FAP realizou primeiro transporte aeromédico


 

Ontem, 18 de dezembro, o avião KC-390 realizou o transporte de um recém-nascido com quatro dias de vida entre os Açores e o Continente. Este foi o primeiro transporte aeromédico do avião KC-390 desde a sua entrada em operação na Força Aérea Portuguesa.

A precisar de cuidados neonatais indisponíveis no Arquipélago dos Açores, foi solicitado o transporte à Força Aérea por forma a que o bebé fosse transferido para uma unidade hospitalar do Continente.

Depois de ter descolado Base Aérea N.º 11, em Beja, o avião chegou a Ponta Delgada pelas 18h40. Já em S. Miguel, a incubadora onde seguia o recém-nascido foi colocada em segurança dentro da aeronave. Meia hora depois, o KC-390 voltava aos céus, aterrando em Lisboa 2h20 depois, pelas 21h30.

A acompanhar a missão, garantindo a comodidade do bebé, esteve uma equipa de saúde militar, do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea (NEA), para além de uma equipa de saúde civil a bordo. Para maior conforto, o bebé esteve sempre acompanhado dos pais.

Pela necessidade de realizar o transporte com a maior celeridade, o avião KC-390 da Esquadra 506 – “Rinocerontes” viria a ser fundamental, tendo o bebé sido transportado de forma rápida, cómoda e segura.