
A Indra, uma das empresas líderes mundiais de tecnologia e consultoria, lidera o maior projeto de ciberdefesa da Europa, que analisa o desenvolvimento de uma plataforma de alcance nacional e europeu para a obtenção, em tempo real, de cyber situational awareness em operações militares. Esta plataforma implementará capacidades de visualização, deteção e resposta a ciberameaças, assim como suporte à tomada de decisões em missão.
A Indra lidera o projeto ECYSAP (European Platform for Situational Cyber Awareness) cujo consórcio é composto por parceiros de quatro países (Espanha, França, Itália e Estónia), reunindo organizações líderes no mercado europeu da ciberdefesa provenientes da indústria, ensino e PME representativas do setor.
O ECYSAP é financiado pelo Programa Europeu de Desenvolvimento da Indústria da Defesa (PEDID) e apoiado pela Comissão Europeia e pela Agência Europeia de Defesa (AED), através dos Ministérios da Defesa dos Estados aderentes.
O projeto visa reforçar as capacidades europeias na defesa do ciberespaço, um domínio de operações reconhecido pela NATO nos últimos anos, bem como do mar, do ar, da terra e do espaço.
A iniciativa é o ponto de convergência dos recentes avanços nas tecnologias de ciberdefesa, com áreas de conhecimento emergentes e utilização de protótipos inovadores de investigação integrados para o desenvolvimento de uma plataforma de ciberdefesa com capacidades de resposta automática.
O consórcio liderado pela Indra pretende desenhar e implementar ferramentas analíticas para a identificação e avaliação dos riscos associados ao plano tecnológico, estimando a sua propagação e possível impacto nos objetivos da missão.
A plataforma integra capacidades de resposta a ameaças baseadas na correta identificação, seleção, planificação e implementação de ações, tanto a nível tecnológico como de missão, projetando também o seu comportamento em diferentes horizontes temporais.
Dada a sua orientação de suporte à decisão, o ECYSAP integra métodos avançados de partilha de informação sobre ameaças cibernéticas entre as várias partes interessadas, reforçando as capacidades de resposta individuais e coletivas através da implementação efetiva de cursos de ação ao nível da missão. Como base da sua conceção, a segurança torna o projeto ECYSAP uma plataforma intrinsecamente robusta, suportada por comunicações resilientes que reforçam as suas capacidades de autoproteção, bem como a implementação de vários controlos auditáveis.
As atividades de validação serão conduzidas mediante casos de uso apoiados pelos estados-membros e conduzidas em ambientes de operação reais, onde serão demonstradas as capacidades de cyber situational awareness no cumprimento de missões. O ECYSAP está integrado nas linhas de desenvolvimento tecnológico em defesa promovidas pela Indra, que serão assim reforçadas com a sua colaboração com outros programas de comando e controlo estratégico, bem como através da participação nos concursos PESCO e PEDID, entre outros.

