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Iberia converte A330 em cargueiro

 

A Iberia converteu um A330 em cargueiro, sendo este o primeiro modelo que a companhia pretende converter para dar resposta, nesta fase, à maior procura por espaço para transporte de carga.

A companhia programou para esta aeronave quatro voos semanais entre Madrid e Los Angeles.

Nos primeiros meses da pandemia Covid-19, as operações de voo da Iberia foram quase exclusivamente destinadas a voos de repatriação e voos com material médico de emergência. Esta experiência preparou a Ibérica para se adaptar à nova situação do mercado e aproveitar esta oportunidade.

A directora de vendas da Iberia, María Jesús López Solás, disse “Esperamos um aumento na procura de transporte aéreo nos próximos meses e isso seré uma oportunidade que devemos tentar aproveitar. Nas circunstâncias de hoje, devemos adaptar-nos melhor do que nunca às procuras do mercado, e esta operação ajudará a diversificar os nossos fluxos de receita, mantendo a nossa equipa activa. ”

A IAG Cargo, divisão de carga do International Airlines Group (IAG), irá operar esses voos. No início da pandemia, a IAG Cargo foi rápida em desenvolver soluções personalizadas para as necessidades de carga dos seus clientes, incluindo voos exclusivos de carga em aeronaves de passageiros e criação de uma nova equipa de fretamento.

Com uma ampla rede, a IAG Cargo oferece os seus serviços em mais de 500 aeronaves, para mais de 350 destinos.

Este primeiro Airbus A330-300 convertido em cargueiro já estava a passar por uma inspecção no hangar de manutenção da Iberia em Madrid em La Muñoza, onde todos os assentos da Economy, Premium Economy e aérea de descanso da tripulação foram retirados juntamente com os painéis de separação.

A carpete do pavimento foi reinstalada com luzes indicando as 33 posições de carga. A carga será mantida no local com uma rede presa aos trilhos do piso onde os assentos são normalmente  fixados.

Esta configuração produz capacidade de carga adicional de até 105 m3 ou 18.000 kg. de carga. Esta conversão da cabine foi realizada pela Iberia MRO, que possui uma longa experiência em operações de retrofit de aeronaves e alteração de configurações de cabine.

Neste trabalho foram seguidas todas as diretrizes da Airbus e a conversão da cabine foi aprovada pela Agência Espanhola de Segurança Aérea, AESA.