A Mesa, empresa de manutenção do Grupo Hifly, iniciou recentemente os testes com uma aeronave A321 no seu novo hangar em Beja.
Ontem, dia 26 de maio, foi realizadoco teste final ao pavimento do hangar, com o A330neo CS-TKY da companhia.
De acordo com as informações, o teste correu conforme esperado, podendo agora a “MESA”pedir o licenciamento do hangar.
A Mesa pretende receber a primeira aeronave antes do final de junho.

Foto: Paulo Arsénio
Este projecto representa um investimento de 30 milhões de euros na construção do hangar e deverá criar 150 postos de trabalho ao longo dos três primeiros anos de atividade.
O hangar irá servir para manutenção de base da frota de aviões Airbus da companhia aérea Hi Fly – que também pertence ao grupo Hi Fly e, desde 2016, usa o aeroporto de Beja para estacionamento e manutenção de linha dos seus aviões – e de aviões de vários modelos airbus de outras companhias aéreas com contrato de manutenção com a Mesa.
O projeto inclui a construção de um hangar, oficinas e arranjos exteriores, com uma área total de 9.500 metros quadrados, um centro técnico com capacidade para aviões de grande porte, nomeadamente os modelos airbus A319, A320, A321, A330, 340 e A380.
De acordo com Paulo Mirpuri, a Mesa decidiu construir o hangar em Beja porque, atualmente, é “o único” aeroporto português que “pode acomodar todos os tipos de aeronaves que constituem a frota da Hi Fly, incluindo o airbus A380”, o maior avião comercial do mundo, e “tem espaço disponível” para estacionamento de aeronaves e instalação de hangares.
“Com o acréscimo da capacidade” de manutenção, através do novo hangar no aeroporto de Beja, a Mesa espera “não só acompanhar o forte crescimento da frota da Hi Fly como captar novos clientes oriundos principalmente da Europa e de África”, disse.
Segundo o administrador da ANA – Aeroportos de Portugal Thierry Ligonnière, o projeto da Mesa “corresponde ao objetivo” da empresa gestora “de desenvolver o aeroporto de Beja e o seu potencial enquanto unidade para atividades a montante ou a jusante da aviação e atividade aeroportuária”.
O projeto “materializa a aposta” da ANA na implantação de atividades de manutenção e desmantelamento e no desenvolvimento do segmento de estacionamento de média-longa duração de aviões no aeroporto de Beja, segundo Thierry Ligonnière.

