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Grupo LATAM atinge a marca de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com Retrofit de cabines


 

O grupo LATAM acaba de atingir a marca de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com as cabines totalmente reformuladas na LATAM MRO, em São Carlos (SP).

No caso da LATAM Brasil, já foram reformulados os interiores de 50 aeronaves. Até 2023, passarão pelo mesmo processo de retrofit mais 86 aviões, sendo 44 da LATAM Brasil e 42 de outras afiliadas do grupo.

O projeto, retomado em julho de 2021, envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todos os assentos, do lavatório e da galley, além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada lugar da aeronave, além de um sistema chamado “direct view”, que consiste na instalação de uma câmara na cabine, garantindo uma maior segurança durante as aterragens e descolagens.

“O avanço do processo de retrofit da LATAM é um reflexo da eficiência e excelência da LATAM MRO em São Carlos e as mudanças em nossas aeronaves vão beneficiar diretamente a experiência de voo dos nossos clientes, que cada vez mais embarcam em aeronaves com cabines mais modernas, agradáveis, seguras, confortáveis e tecnológicas”, explica Sebastian Acuto, diretor de Frota e Projetos do LATAM Airlines Group.

A LATAM sublinha que em função da troca de todos os assentos, as aeronaves Airbus A320 ficam com nova configuração, comportando 180 assentos (24 em classe Premium Economy e 156 em Economy, em média). Já os Airbus A321 assumem nova configuração de 224 assentos (30 em classe Premium Economy e 194 em Economy, em média).

PROJETO AVANÇA APÓS CONTRATAÇÕES EM SÃO CARLOS (SP)

A reformulação das cabines das aeronaves da LATAM, anunciada em 2019, é o maior investimento da história do grupo LATAM – cerca de US$ 400 milhões – sendo metade deste valor destinado especialmente para a operação da LATAM Brasil. O projeto, que já consumiu uma média de 3.000 horas produtivas de trabalho, ficou paralisado por mais de um ano na pandemia de Covid-19. No entanto, foi retomado no terceiro trimestre de 2021 para responder ao processo de crescimento da LATAM, sobretudo nos voos domésticos.

Ao todo, 140 mecânicos têm-se dedicado exclusivamente ao retrofit, divididos em três turnos de trabalho. As atividades também contam com o apoio das equipas de hangar, oficina de poltronas e de pintura.

A unidade da LATAM no Brasil concentra o projeto porque a cidade de São Carlos é um polo tecnológico com duas das mais importantes universidades brasileiras. Com mão-de-obra altamente especializada, a LATAM MRO é referência em manutenção aeronáutica no Brasil e na América Latina.