O Grupo Air France – KLM anunciou hoje que obteve um lucro de 824 milhões de euros no terceiro trimestre, menos 122 milhões do que o mesmo período do ano passado.
O Grupo justifica a quebra nos lucros com aumento dos custos e o impacto negativo dos Jogos Olímpicos.
Durante a apresentação o CEO, Benjamin Smith, indicou: “o terceiro trimestre revelou tendências mistas para o Grupo Air France-KLM. As receitas continuaram a aumentar, impulsionadas pelo aumento da capacidade e pela forte procura subjacente. No entanto, o resultado operacional foi significativamente afetado pelos Jogos Olímpicos de Paris, com impacto na Air France, conforme já anunciado”.
“Na KLM, os desafios persistentes de custos aumentaram mais do que o previsto, pressionando partes do seu modelo de negócio e reforçando a necessidade de melhorias estruturais mais concretas”, acrescentou.
O Grupo aumentou a capacidade em 3,6% e transportou mais 3,5% de passageiros entre julho e setembro, tendo registado um crescimento de 3,7% nas vendas, que totalizaram 8.979 milhões de euros. “O menor tráfego internacional para Paris e menos viagens a partir de França, como consequência dos Jogos Olímpicos, resultaram numa diminuição de 160 milhões de euros na receita unitária de passageiros”.
Esta perda de receita contribuiu para uma redução de 162 milhões no resultado operacional, que se fixou em 1.180 milhões de euros. Além dos Jogos Olímpicos, esta rubrica foi ainda penalizada pelo aumento dos custos exceto combustível.
No conjunto dos primeiros nove meses do ano, a Air France – KLM conseguiu 23.582 milhões de euros em receitas, mais 4,3% do que no mesmo período de 2023. O resultado operacional recuou 469 milhões, para 1.204 milhões, e o resultado líquido caiu 711 milhões para 510 milhões.
O grupo registou um aumento do endividamento superior a 1,6 mil milhões desde o início do ano, para 6.698 milhões de euros, o equivalente a 1,7 vezes o EBITDA.
Durante a apresentação dos resultados, o CEO, Benjamin Smith, disse que o Grupo está disponível para a compra de uma participação maioritária ou minoritária da TAP, aguardando com expectativa os termos específicos da privatização da TAP e o calendário.