O Governo vai enviar um avião da Força Aérea Portuguesa para Israel para permitir o regresso de cidadãos portugueses que se encontram no país e que pretendam regressar, na sequência do conflito que se agravou este fim de semana.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) informa que o Governo tomou a decisão devido às “cada vez mais escassas opções que os voos comerciais oferecem, face à exponencial procura por parte de cidadãos de todas as partes do mundo”. O voo ainda não tem hora programada, estando a aguardar “autorização de sobrevoo por parte das autoridades israelitas”.
“Logo que seja dada a autorização de sobrevoo por parte das autoridades israelitas, informar-se-á de quando chegará o avião e quais os procedimentos a seguir por parte dos portugueses que procuram sair do país”, acrescenta o comunicado.
A aeronave irá realizar uma escala em Chipre e depois seguirá para Israel.
Como já referido, são cada vez mais escassas as opções nos voos comerciais uma vez que várias companhias aéreas estão a cancelar os seus voos por questões de segurança.
O Governo indica que “estão sinalizados cerca de 100 cidadãos nacionais, entre turistas e residentes o Gabinete de Emergência Consular apenas para assinalarem a sua presença no território, ou para solicitarem apoio na identificação de alternativas para a saída do país, as quais continuam a ser partilhadas”.